Fábrica para extração no pré-sal em Campos.

Campos terá a primeira fábrica do mundo com capacidade para atender a extração de petróleo e gás da camada pré-sal. O anuncio está previsto para ser feito hoje, durante a feira Rio Oil & Gas, pelo presidente de uma empresa alemã fabricante de tubos de aço, Marcelo Bueno. Ele explicou que a empresa está investindo US$ 60 milhões na terceira fábrica da empresa na Codin, que deverá entrar em funcionamento no final de 2009, podendo gerar 200 empregos diretos e produzir, inicialmente, 10 mil toneladas de tubos de aços bi-metálico por ano.

"Os produtos que sairão da nova planta terá plena capacidade de atender a exploração na camada pré-sal, devido à qualidade dos nossos equipamentos, já utilizados por várias empresas do setor em diferentes condições de trabalho", disse.

A previsão é que a unidade entre em operação até o final de 2009.Será a primeira do mundo do gênero e, para isso, estamos apressando os trabalhos de construção civil, para que a unidade possa começar a produzir no final do próximo ano,detalhou o presidente da empresa.

Ele admitiu também que, além de investimentos próprios, não está descartada a entrada de recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que já realizou proposta de financiamento. O Invest-Rio, programa de financiamento do Governo de Estado, também pode ajudar no projeto. "Gostaríamos muito de contar, mais uma vez, com a parceria do Fundecam, nosso tradicional aliado em Campos. A direção da empresa está estudando um pacote que nos foi oferecido pelo fundo e podemos fechar uma nova parceria. O Invest-Rio demonstrou interesse em conhecer o projeto. Estamos analisando, também, a possibilidade de fecharmos um empréstimo com um banco alemão", destacou Bueno, sem revelar o nome do banco.

A nova fábrica que está sendo construída na Codin deve ser a maior unidade construída pela empresa. Ficará em área de 100 mil metros quadrados.

Já são duas fábricas da empresa em Campos, uma de conexões tubulares em ligas resistentes à corrosão e outra de tubos com costura.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário