Foco no reúso de água

O reúso de água é um dos principais tópicos do projeto básico do sistema de tratamento das águas residuárias da Fábrica Automotiva da Hyundai/Caoa, no distrito industrial de Anápolis (GO). O trabalho envolveu a Pertécnica Consultoria e Projetos, que atuou na elaboração do estudo de concepção em parceria com a MHA Engenharia de Projetos. “Não se pode pensar em tratamento de efluentes sem a possibilidade de reúso, o que se tornou viável a partir de alternativas técnicas adequadas”, diz Francisco José Justo, engenheiro sanitarista, com pós graduação em gás, diretor da Pertécnica, especializada em projetos de saneamento e meio-ambiente.

Na opinião de Justo, os setores críticos são aqueles em que os sistemas de tratamento são de custos elevados de implantação e de operação e manutenção, exigindo adequação à legislação, grandes aportes de recursos, o que ocorre principalmente nas plantas mais antigas, e até mesmo em plantas novas que não tenham tido a correta avaliação do sistema. E cita como exemplo os segmentos de petróleo, petroquímica, celulose e papel, farmacêutico e automobilismo.

O sistema destaca-se por requerer pequena área para a implantação e, dependendo da situação, com eficiência na redução do grau de poluição muitas vezes superior aos limites exigidos na normas legais. Oferece facilidade operacional, baixos custos de operação e manutenção e, principalmente, redução nos custos de implantação.
Fonte: Estadão

Deixe um comentário