Três máquinas da Terex chegaram, nesta semana, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, para ajudar nas obras de recuperação da cidade, muito afetada pelas fortes chuvas em janeiro. O custo de envio dos equipamentos foi compartilhado pela Terex e a sua distribuidora em São Paulo a Tauron Equipamentos.
O município está recebendo duas minicarregadeiras de esteira modelo PT-50, cada uma com capacidade de carga operacional de 862 kg, e uma retroescavadeira de 8 t, modelo TX 760B, com tração nas quatro rodas. As máquinas da Terex auxiliarão na limpeza do canal do Ribeirão Eusébio, que corta a cidade. O entupimento do canal agravou-se no mês passado, quando parte da cidade ficou alagada. A situação complicou-se ainda pelo aumento da vazão da represa Paiva Castro.
Três operadores da Tauron trabalharão com as máquinas compactas da Terex numa área de difícil acesso. Eles farão a limpeza dentro das aduelas do trecho canalizado do Ribeirão Eusébio, locais onde máquinas de grande porte e sem esteiras não conseguem trabalhar. "O canal hoje não tem a vazão necessária e uma chuva um pouco mais forte pode voltar a inundar parte da cidade. Com as máquinas da Terex, nós temos a solução ideal para entrar em áreas de difícil acesso e fazer a limpeza que beneficiará toda a cidade", comenta o engenheiro Oscar de Oliveira, diretor de Obras do município de Franco da Rocha. Os trabalhos de limpeza do canal deverão durar de 30 a 40 dias.
Fonte: Estadão