De acordo com Marcos Rodrigues da Silva, diretor da Redimax Sistema de Energia Solar, em artigo assinado enviado à redação de O Empreiteiro, “a microgeração e minigeração de energia solar vêm ganhando força após o aumento significativo nas tarifas de energia elétrica e as facilidades promovidas por resolução normativa da Aneel, que entrou em vigor em março e melhorou a relação entre quem gera energia solar e as distribuidoras”.
Segundo o executivo, outras iniciativas prometem aquecer ainda mais esse mercado. Alguns estados, como Minas Gerais,São Paulo, Pernambuco e Goiás, já não cobram ICMS em cima da geração solar e o BNDES sinaliza apoiar investimentos na modalidade.
“O investimento em energia solar passou a ser interessante depois que as placas tiveram redução no preço ao alcançar novos mercados. Além disso, o aumento de quase de 50% da energia convencional, fez o retorno do investimento (pay back) da geração por fotovoltaicas cair para seis anos. O sistema conectado à rede, on grid, é bastante vantajoso: a placa tem 15 anos de garantia e uma expectativa de vida útil de mais de 25 anos. Além disso, antes havia morosidade no processo, mas agora a concessionária tem o prazo de 30 dias para fazer a conexão, a partir da solicitação de acesso.
A distribuidora também passa a ser a responsável pela troca do medidor, sem custos para o gerador”, destaca.
buy grifulvin online cpff.ca/wp-content/languages/new/mg/grifulvin.html no prescription
“Outra novidade da nova regulação está na possibilidade de utilização dos créditos de energia por outra unidade consumidora, em até oito imóveis, desde que estejam dentro da área de uma mesma distribuidora.
buy amitriptyline online cpff.ca/wp-content/languages/new/mg/amitriptyline.html no prescription
Isso vai permitir, inclusive, a criação de cooperativas ou consórcios para a geração compartilhada. Antes os créditos só poderiam ser utilizados por um mesmo CPF ou CNPJ.
Houve também a ampliação da possibilidade de utilização do crédito de energia de 36 para 60 meses”, relata.
buy bactroban online cpff.ca/wp-content/languages/new/mg/bactroban.html no prescription
Fonte: Redação OE