A TECNOGEO GROUND está em constante processo de adaptabilidade a um mercado de engenharia especializado, em que as demandas técnicas são potencializadas com as condições de contorno cada vez mais restritivas do ambiente construído. Intuitivo, a empresa entende que a densificação populacional por exemplo, reduz a oferta de áreas com potenciais construtivos nas zonas já desenvolvidas, restando assim áreas com desafios geotécnicos para implantação, quer pela condição do subsolo, quer pela logística de acessibilidade.
Em outra época definir-se-ia que a substituição de solos compressíveis nas áreas de potencial construtivo seria a mais econômica solução, todavia esta verdade já não se sustenta. É o que explica o engenheiro Marcelo Felix, Business Development Director da Tecnogeo.
“Há de se avaliar os custos de transportes destes solos, tratamentos em bota-foras licenciados e todo impacto ambiental advindo desta solução. As soluções de tratamento de solos respondem a esta demanda de forma eficiente, econômica e de maneira sustentável, evitando a remoção destes solos. No fim do dia temos solos reforçados com capacidade de suporte para fundação direta para toda gama de infraestrutura. Todos ganham: o investidor, o construtor, a sociedade e principalmente o meio-ambiente”, destaca Marcelo, que complementa: “Já não temos mais espaço para agendas que não incluam soluções técnicas que reduzam a emissão de CO2. Soluções de contenção, fundação, remediação de passivos ambientais e de infraestrutura de forma geral e irrestrita, devem abordar na fase de CAPEX ou de projeto básico as alternativas construtivas que respondam a esta demanda”.
Para a Tecnogeo, os desafios não param por aí. A indústria se enquadra em uma atividade de altíssimo risco operacional, então a empresa procura tratar todos os processos para que se enquadrem nos mais altos KPI de segurança.
“Nosso benchmarking está nas indústrias de primeiro mundo. Temos orgulho em desenvolver sistemas de controle de processo para redução do risco operacional no mais alto padrão de excelência. Nosso maior patrimônio, nossos colaboradores estão na linha de nossa prioridade. Neste contexto criamos uma nova unidade de negócios: a iDRILL que tem como propósito projetar, executar e entregar equipamentos para perfuração com mais alto nível sofisticação e automação operacional, que permita a retirada de colaboradores em exposição ao risco de um processo de escavação de túnel ou de reforço de uma barragem por exemplo através de uma operação remota”.
“Já que falamos de nossos colaboradores, não posso deixar de citar a enorme responsabilidade que temos como executivos líderes. A ética empresarial deve ser muito clara e assertiva para que o maior valor de uma empresa não seja perdido: sua identidade. A face da TECNOGEO há de ser a face de seus colaboradores, então não podemos hesitar em ter valores inegociáveis de retidão, ética, cordialidade, respeito às diferenças étnicas, religiosas, políticas ou de gênero.”
Nos últimos 5 anos o Grupo Tecnogeo Ground triplicou seu tamanho se posicionando entre as maiores empresas do setor. Tivemos o privilégio de fazer parte do maior grupo empresarial do ramo, a Keller plc, que nos propiciou a transferência de tecnologias, sistemas de controle e compliance corporativo no mais alto nível, que hoje fazem parte do nosso DNA empresarial.
“Esse caminho é sem volta, qualquer que seja o destino haveremos de estar envolvidos em corpo e alma, fazendo da mecânica dos solos nossa matéria primordial para os projetos geotécnicos mais desafiadores da engenharia nacional.”