Nara Faria
De olho na crescente demanda de materiais e serviços para atender ao mercado de construção, grandes fornecedores apresentaram na Feira Internacional da Construção (Feicon), realizada este mês (março), em São Paulo (SP), novos produtos voltados ao segmento. Pelo menos R$ 500 milhões em negócios foram fechados no evento, que recebeu perto de 100 mil visitantes, segundo os seus organizadores. A exposição é considerada a mais importante do País do setor.
“O Brasil hoje apresenta um déficit de 5 milhões de moradias e a demanda por novas casas irá chegar a 20 milhões até 2020. O atendimento a esta demanda não será possível com a baixa produtividade dos métodos e processos tradicionais. Por conta disso, o setor está desenvolvendo soluções racionalizadas e industrializadas”, afirma Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
Confira a seguir alguns lançamentos da feira:
Emulsão asfáltica – A Vedacit apresentou a Neutrol Acqua, uma emulsão asfáltica à base de água que protege concreto, alvenaria, metal e madeira contra a umidade e águas agressivas. O produto possui baixo VOC e forma uma película impermeável de grande aderência e alta resistência química nas estruturas.
Vergalhão – A Gerdau expôs o vergalhão Gerdau GG 50, que é fornecido na categoria CA-50, com superfície nervurada. É comercializado em barras retas nas bitolas de 6,3 mm a 40 mm, dobradas até 20 mm e em rolos de 6,3 mm a 16 mm.
Grelha em poliamida – A Hauraton Brasil apresentou a Fibratec, uma grelha em poliamida reforçada para sistemas de drenagem superficial. O material PA-GF (poliamida reforçada) usado para a fabricação da grelha foi desenvolvido pela Hauraton especificamente para esta aplicação. É resistente à corrosão e aos raios UV, e tem capacidade de carga de até 25 t (C-250).
Pavimentadora – O equipamento de pavimentação à paver CSM P6000, da CSM, é indicado para aplicações em calçamentos, se adequando também a pisos permeáveis. Auxilia a solução do problema da impermeabilização das superfícies urbanas, impedindo o retorno da água das chuvas ao lençol freático.
Cimento – O cimento CP IV-32 RS, fabricado pela Votorantim, é indicado para grandes obras, de concreto-massa, pavimentos, grandes blocos e em ambiente marinho e de saneamento. O produto minimiza gastos com manutenção a curto e médio prazo e é ideal para saneamento de portos, barragens e estruturas de concreto.
Painéis – Os painéis isojoint Wall Pur/Pir, produzido pela Isoeste, são constituídos de núcleos Pur (poliuretano) de alta densidade e Pir (poli-isocianurato). São revestidos com chapa de aço pré-pintado. Possuem sistema de fixação com parafusos escondidos e fechamentos laterais industriais e comerciais.
Forma modular – Desenvolvido pela Ulma especialmente para grandes concretagens, a forma modular Orma suporta até 80 KN/m² de pressão de concretagem. Seu sistema de união garante rigidez e estanqueidade, ao mesmo tempo em que proporciona o alinhamento dos painéis. A montagem e a sobreposição dos diferentes painéis permitem obter modulações múltiplas de 30 cm, podendo chegar a concretagens de até 10 m de altura em uma única etapa.
Minipá-carregadeira – A minipá-carregadeira PX 4 Trantor, da Vicon, é indicada para mecanização do canteiro de obra, reduzindo a mão de obra manual com limpezas, desbastes, aterros e no transporte horizontal de materiais utilizados na obra, reformas e no campo.
Andaime torre – O andaime tipo torre produzido pela Presto é fabricado com aço SAE 1010 com diâmetro de 42,20 mm e parede com espessura de 2,65 mm. Possui eletrossolda por processos MIG, acabamento resistente, pintura eletrostática a pó e tratamento antiferruginoso.
Guincho de elevação – A C3 apresentou o guincho de elevação Grua GE 600, que possui capacidade de carga de 600 kg, comprimento da lança de 6 m, velocidade de içamento de 25m/min e velocidade de giro de 1,2 rpm.
Caçamba de basculamento – A caçamba de basculamento frontal e lateral foi a novidade apresentada pela Gamma Cobra. A máquina possui motor Agrale Diesel refrigerado a ar, capacidade de carga de 2 t, caçamba de 800 L e alta capacidade de rampa.
Fonte: Revista O Empreiteiro