A BMC-Hyundai, formada pela joint venture entre a Brasil Máquinas de Construção (BMC) e a Hyundai Heavy Industries Brasil, estima crescimento de 10% nas vendas no Brasil para 2014. No período, a empresa, que inaugurou no início de 2013 a primeira unidade fabril fora da Ásia, na cidade de Itatiaia (RJ), espera aumentar a participação na venda de pás-carregadeiras no mercado público de 8% para mais de 20%.
As vendas deste item devem ser impulsionadas já no mês de janeiro, quando serão entregues 188 pás-carregadeiras HL740-9SB, parte de um cronograma que prevê o fornecimento de 731 máquinas até março de 2014, por meio de licitação para atender obras do PAC.
A pá-carregadeira é o segundo equipamento da BMC-Hyundai que recebeu o selo de homologação do BNDES-Finame, possibilitando o financiamento com uma taxa inferior, de 3,5% ao ano. As escavadeiras R160-9SB e R220-9SB também possuem o selo.
Para sustentar o crescimento nas vendas, a empresa aposta no investimento em ferramentas de pós-vendas e desenvolvimento das concessionárias. “O nosso negócio é colocar muita energia em pós-vendas e peças”, complementa Felipe Cavalieri, presidente da BMC.
A unidade de Itataia da BMC Hyundai tem como meta produzir anualmente 3 mil máquinas e, até o final de 2014, alcançar a produção de 4 mil máquinas. O local será base para atuação da empresa na América Latina, com 40% da produção atendendo o mercado brasileiro e o restante os outros países do continente.
A produção na unidade está focada em escavadeiras (de 14 t a 38 t), pás-carregadeiras (modelos 730, 740, 757 e 760) e retroescavadeiras (modelos 930 e 940). Recentemente a empresa anunciou também a montagem de empilhadeiras movidas a GLP e diesel. O intuito da BMC-Hyundai é fabricar no futuro esse equipamento no Brasil.
(Nara Faria – Itatiaia/RJ)
Fonte: Revista O Empreiteiro