A adoção de novas tecnologias, a otimização de processos e a capacitação constante da equipe são fatores decisivos para alavancar a produtividade na construção civil. Além disso, a integração entre as fases de planejamento, projeto e execução possibilita a redução de retrabalhos e o uso inteligente dos recursos disponíveis.
Nesse cenário, Dois A Engenharia criou o Laboratório de Inovação – EVO, um setor dedicado a avanços tecnológicos em seus processos. Mesmo com apenas dois anos de existência, a EVO já consolidou resultados expressivos, gerando impactos em termos de qualidade, sustentabilidade, produtividade e eficiência.
Um dos projetos pioneiros da EVO foi a aplicação de um sistema de automação para digitalização do controle de abastecimento, que trouxe ganhos na precisão dos registros e no cálculo do consumo, gerando uma economia mensal de aproximadamente 20% no uso do insumo com a solução. Além disso, essa iniciativa ajudou a medir a pegada de carbono, facilitando o monitoramento dos indicadores ambientais ao longo da evolução dos empreendimentos.
Na jornada de transformação digital, o projeto de apropriação digital de relatórios diários de campo foi um verdadeiro divisor de águas. Com essa tecnologia, a empresa passou a monitorar sua produtividade em tempo real, utilizando um sistema que integra telemetria, dispositivos móveis e IoT, gerando dados robustos e prontos para decisões ágeis. Como resultado, a empresa obteve um aumento de 5% na eficiência geral dos recursos associados ao uso de máquinas e equipamentos nas obras.
Outra inovação disruptiva foi o uso de drones equipados com tecnologia LIDAR, para controlar o avanço físico das obras, desenvolver projetos e realizar orçamentos. Essa tecnologia trouxe maior qualidade aos orçamentos, rigor na execução dos empreendimentos e avanços no cumprimento das normas ambientais. A densidade das informações coletadas pelo sistema Laser Scan, aliada a rapidez na obtenção dos dados permitiram uma otimização de 50% na equipe topográfica, além de uma economia de 94% no tempo necessário para que as informações estivessem disponíveis para a gerência de obra.
Mais um grande passo foi a implantação do sistema de pesagem de insumos, que proporciona maior controle sobre divergências na coleta de materiais, maior agilidade no processo de conferência e maior transparência através da comunicação instantânea. Com essa inovação, a Dois A Engenharia atingiu 100% de precisão na coleta de materiais pesáveis, com uma agilidade 87% maior em comparação ao processo anterior.
A Dois A Engenharia segue investindo em tecnologias. Só em 2024, foram investidos cerca de 7 milhões de reais no Laboratório de Inovação – EVO, com o objetivo de gerar os melhores resultados para a empresa e agregar valor para os clientes.