ISA Cteep inicia obra de trecho subterrâneo de interligação elétrica em SC

A ISA Cteep, transmissora privada de energia elétrica, iniciou as obras da linha de transmissão subterrânea da Interligação Elétrica (IE) Biguaçu, em Santa Catarina, após obtenção da Licença Ambiental de Instalação. O projeto tem custo total de R$ 641 milhões e foi arrematado em leilão de transmissão de energia realizado em 2018.

O empreendimento, em toda sua extensão, conta com a ampliação de uma subestação e a construção de outra, e de uma linha de transmissão de 230 kV com dois circuitos de 28 km cada, incluindo trechos aéreos, submarinos e subterrâneos.   

Com dois circuitos de 230 kV de extensão aproximada de 4 km, o trecho subterrâneo está localizado nos bairros de Santo Antônio de Lisboa e Ratones, em Florianópolis, entre o Caminho dos Açores até a Subestação Ratones, que também está sendo construída e terá capacidade instalada de 300 MVA, com dois transformadores de 150 MVA. 

A linha de transmissão tem início na zona de transição dos cabos subaquáticos para subterrâneo até a subestação Ratones. Quando sai da zona de transição, é implantada em trecho urbano e segue subterrânea na faixa de domínio da SC-401. Para esta obra, a ISA CTEEP já possui a autorização da concessionária rodoviária.

A implantação da linha de transmissão subterrânea visa a aumentar a confiabilidade sistêmica e a minimizar a interferência da linha de transmissão em áreas povoadas da cidade.

A linha tem um cabo de 1.400 mm², com condutor em alumínio e está sendo instalada em vala típica com medida de 2 m de profundidade e 1,2 m de largura, em disposição vertical dos circuitos. No centro da vala, será instalado o dielétrico para a comunicação sistêmica do empreendimento.

A empreiteira contratada para realizar este trecho do empreendimento é a Engenharia EP – Paulistana, que subcontratou as empresas SV Instalações de Serviços e Instalações e RDS Brasil Serviços.

Para o projeto básico foi contratada a empresa Iovatec Consultoria e Engenharia. Para o projeto executivo foi contratada a empresa EDS, que atua no mercado de linhas subterrâneas. Já o gerenciamento do empreendimento é feito pela própria ISA Cteep.

Após o término da obra, previsto para janeiro de 2022, será realizada a reconstrução do asfalto e bloquetes, conforme estava antes da obra.  

Deixe um comentário