A Klabin lançou a pedra fundamental da sua nova unidade de celulose, o Projeto Puma, na cidade de Ortigueira (PR), a 247 km da capital Curitiba. O investimento será de R$ 5,8 bilhões e a fábrica deverá ser inaugurada em 2016.
O empreendimento vai gerar impacto positivo direto para 12 cidades da região, com a geração de impostos e oportunidades de trabalho. Com a nova fábrica, serão realizadas obras de infraestrutura, haverá geração de renda, qualificação profissional e incremento na arrecadação de impostos.
Em maio do ano passado, foi firmado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado do Paraná e a Klabin para investimentos em infraestrutura regional pública.
Entre as obras previstas estão a construção de um ramal ferroviário, linhas de transmissão e obras em cerca de 100 km de estradas.
Cerca de 85% dos trabalhadores empregados atualmente na etapa de terraplanagem no Projeto Puma são provenientes dos municípios vizinhos ao empreendimento.No auge da construção, a previsão é de que 8,5 mil pessoas estejam trabalhando no canteiro de obras. Quando estiver em operação, a nova unidade terá 1,4 mil postos de trabalho entre os setores fabril e florestal.
Fonte: Redação OE