Lactec realiza estudos para aumentar potencial hidrelétrico de usina em angola, na África.

Pesquisadores e profissionais da Divisão de Hidráulica do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) estão construindo, em Curitiba (PR), um modelo reduzido da Usina Hidrelétrica de Cambambe, situada a 180 km a leste de Luanda (Angola), capital do país africano.

buy arimidex online https://resmedfoundation.org/images/board/jpg/arimidex.html no prescription pharmacy
buy synthroid online https://orthosummit.com/wp-content/uploads/2022/08/png/synthroid.html no prescription pharmacy

O trabalho é desenvolvido no Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (CEHPAR), unidade laboratorial do LACTEC.

buy flagyl online https://orthosummit.com/wp-content/uploads/2022/08/png/flagyl.html no prescription pharmacy

www.natas.co.uk/dev/wp-content/languages/new/help-with-personal-statement.html



A contratação do Instituto ocorreu por meio da empresa Engevix Angola Engenharia Ldta, com sede em Luanda, e prevê a construção de um modelo em escala reduzida (1:70 – 70 vezes menor) da hidrelétrica. O objetivo é estudar o desempenho do vertedouro (descarregador de cheias), cuja capacidade máxima é 11.000 m³ por segundo – vazão máxima semelhante à do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, localizada entre os municípios de Bituruna e Pinhão, no Paraná. Outro importante item do trabalho para Cambambe é o estudo da erosão a jusante do vertedouro.
www.natas.co.uk/dev/wp-content/languages/new/proposal-writing-services.html



“Os modelos físicos reduzidos são poderosos instrumentos para o desenvolvimento de projetos de estruturas hidráulicas. Os resultados dos testes desenvolvidos no LACTEC serão transpostos para a obra e todas as medições feitas por nossos técnicos servirão para evitar eventuais riscos no vertedouro e trazer economia à obra angolana”, explica Luiz Malucelli Neto, diretor superintendente do LACTEC.

buy amoxil online https://orthosummit.com/wp-content/uploads/2022/08/png/amoxil.html no prescription pharmacy



A barragem da Usina de Cambambe foi planejada inicialmente para ser construída até a cota de 85 metros, mas foi interrompida em 55 metros. Assim, a potência disponível atual está limitada a 180 MW (megawatts). Com as obras de elevação da barragem e a construção de um novo vertedouro, a usina africana vai poder aumentar a sua capacidade máxima até 260 MW.

buy rybelsus online https://resmedfoundation.org/images/board/jpg/rybelsus.html no prescription pharmacy



“O Laboratório é responsável por encontrar eventuais problemas hidráulicos em projetos e tem contribuído muito para suas correções em diversas obras”, ressalta José Junji Ota, gerente da Divisão de Hidráulica do LACTEC e professor adjunto do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná. “Baseado no fato de que pequenas diferenças no modelo podem conduzir a erros importantes na obra, contamos com um corpo técnico altamente qualificado. Além disso, a instrumentação adequada e os métodos de medidas hidráulicas são fundamentais na precisão e validade dos estudos em modelos”, afirma Ota.
www.natas.co.uk/dev/wp-content/languages/new/cheap-essay-writing-services.html


Para Luiz Malucelli Neto, “o trabalho do Instituto e de seus técnicos engrandece o Estado do Paraná e abre novas oportunidades comerciais em território nacional e no continente africano”.

buy vidalista online https://resmedfoundation.org/images/board/jpg/vidalista.html no prescription pharmacy



TRABALHO – O LACTEC – CEHPAR promove diversos estudos e pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de Recursos Hídricos, Energéticos, Ambientais e de Geossoluções.

As experiências do Laboratório de Hidráulica do LACTEC – CEHPAR foram adquiridas ao longo de 50 anos, em grandes obras brasileiras, como as usinas de Salto Osório, Salto Santiago, Foz do Areia, Segredo, Caxias e Itaipu, no Paraná, além de São Simão, em Minas Gerais, Barra Grande, Campos Novos, Ita e Machadinho, todas no Estado de Santa Catarina, e Xingó, no Rio São Francisco, no Nordeste.

O projeto da Usina de Itaipu, por exemplo, foi estudado com dois modelos na escala 1:100 – um para estudar exclusivamente o desvio do rio e outro para o estudo da configuração geral das estruturas hidráulicas – e quatro modelos parciais em escala 1:50, para os estudos, respectivamente, do vertedouro, ensecadeira, estrutura de desvio e tomada de água.

O LACTEC – CEHPAR realiza ainda vários trabalhos no exterior, tendo feito ensaios para obras no Equador – Usina Hidrelétrica de Paute Mazar, Iraque – Estação de Bombeamento Tigris-Euphrates, Malásia – Usina Hidrelétrica de Bakun, e República Dominicana – Usinas Hidrelétricas de Monción, Palomino (em estudo) e Sabaneta.

Atualmente, também está em estudo no LACTEC CEHPAR o sistema de refrigeração da Usina Nuclear Angra dos Reis. Este trabalho visa preparar e adaptar o sistema de refrigeração para o início de operação da terceira unidade geradora (Angra 3) da usina.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário