Linha de transmissão em Biguaçu, SC, irá interligar trechos aéreo, submarino e subterrâneo

Compartilhe esse conteúdo

Um empreendimento inédito no país foi inaugurado pela Isa Cteep em Biguaçu (SC). Líder no setor de transmissão de energia do País, a companhia inaugurou a Interligação Elétrica Biguaçu,  único a contemplar linhas de transmissão com trechos aéreo, submarino e subterrâneo. A inauguração foi realizada com mais de um ano de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 29 de setembro, e contou com a presença de autoridades, parceiros da companhia e universidades.

A obra visa dar maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de Florianópolis, mitigando o risco de novo apagão no local, a exemplo do ocorrido em 2003 e que durou 55 horas consecutivas.

Com as obras iniciadas no primeiro semestre de 2021, o projeto contemplou a construção de 57 km de linhas de transmissão e de uma nova Subestação, em Ratones, além da ampliação da Subestação Biguaçu, localizada no município de mesmo nome. O empreendimento foi energizado no final de agosto, após obtenção do Termo de Liberação Definitivo (TLD), emitido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

O projeto foi arrematado no lote 01 do leilão de transmissão realizado em junho de 2018, teve investimento de mais de R$ 440 milhões e trará para a companhia um adicional de Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 49,7 milhões no ciclo 2022-2023.

Rui Chammas, diretor-presidente, Gabriela Desirê, diretora executiva de operações, e Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP, na inauguração da Interligação Elétrica Biguaçu

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário