Madeira Engenheirada – Tecnologia Construtiva Sustentável

Compartilhe esse conteúdo

Um dos grandes desafios da construção civil é construir de maneira rápida, precisa e sustentável. Nesse contexto, o Grupo HTB desenvolveu um projeto que atende estas demandas, utilizando os conceitos de Lean Construction, Pré-construção e modelagem BIM, projetando um edifício com estrutura em madeira engenheirada, denominado HTB eWOOD.


Este projeto consiste em uma edificação comercial modular com sistema estrutural híbrido de concreto e madeira engenheirada.


O sistema da madeira engenheirada, ou em inglês conhecido pelo termo Mass Timber, é produzido através de processos de tratamento e processos de colagem de lamelas de pinus ou eucalipto, com adesivo estrutural de alta pressão, atingindo altas capacidades de cargas. Os elementos estruturais do sistema construtivo em madeira mais utilizados são:


• CLT (sigla em inglês para Cross Laminated Timber, em português Madeira Lamelada Cruzada), utilizadas para lajes e paredes estruturais;
• MLC (Madeira Lamelada Colada, do termo em inglês Glulam), aplicadas em pilares e vigas.
Apesar de novidade no Brasil, essa tecnologia vem sendo utilizada há mais de 20 anos na Europa, inicialmente na Áustria, e na última década tem se difundido no mundo com grande força em consequência dos avanços técnicos e das revisões de normas e legislações.


Uma das premissas adotadas durante o desenvolvimento dos trabalhos foi a possibilidade de adaptação a um terreno de aproximadamente 2 mil m2, que conforme seu potencial construtivo, pode ser ajustado por incremento ou diminuição de módulos ou número de pavimentos, considerando que as soluções já estão estudadas, assim como a compatibilização entre arquitetura e estrutura e as disciplinas complementares.

A escolha da utilização da madeira engenheirada para o sistema estrutural vem ao encontro com os nossos princípios, onde temos uma solução construtiva que unifica em industrialização, sustentabilidade, leveza, precisão, otimização de prazo e incorpora o conceito de “wellness” (bem estar ao futuro usuário) no edifício.


O uso da madeira como material renovável está vinculado a produção sustentada das florestas, assim como de certificações que garantem a proveniência e o manuseio. A madeira promove a sustentabilidade nas construções pelo fato de que durante seu processo produtivo, tem a capacidade de capturar gás carbônico, enquanto demais materiais emitem. Em termos comparativos, o m3 da madeira tem a propriedade de absorção de 1 tonelada de CO² do meio ambiente, reduzindo o efeito estufa da atmosfera.


Outro benefício do uso da madeira é sua leveza, quando comparada com a estrutura de concreto, para mesma capacidade de suporte de cargas, sua estrutura é aproximadamente 5 vezes mais leve que a de concreto. Além de todas estas qualidades, já existem estudos que comprovam que o visual mais próximo à natureza dá sensação de bem estar aos usuários, e como consequência, aumenta a produtividade de seus ocupantes.


O projeto foi desenvolvido a partir de uma planta modular para o pavimento tipo, que se adapta as demandas do terreno e do cliente. A ilustração abaixo demonstra como podem ser acrescidos ou decrescidos os módulos, mantendo o núcleo – que concentra as áreas molhadas e as áreas técnicas – fixo, que já está detalhado e compatibilizado. A aplicação da madeira engenheirada como sistema estrutural pré-fabricado permite a flexibilidade necessária e agrega agilidade na execução da obra.

Imagem da planta tipo do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB
Imagem da planta e esquema de modulação do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB
Imagem da modelagem BIM do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB
Imagem da modelagem BIM do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB
Esquema de
Esquema de painel CLT
Fonte: Structure Magazine
Exemplos de madeira engenheirada, na sequência: painel CLT de 5 camadas, MLC/Glulam, painel híbrido de CLT com cobertura armada em concreto
Fonte: Structurecraft

Imagem interna do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB
Imagem interna do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB
Imagem interna do eWOOD, projeto desenvolvido pela HTB

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário