A BN Engenharia com mais de 49 anos de experiência no setor de construção de edificações comerciais, residenciais, hospitalares, hotéis e shopping centers, decidiu no ano de 2022 expandir suas atividades para o setor de construção pesada, voltado a realização de obras de Infraestrutura, que englobam uma série de projetos e construções de pontes, viadutos, usinas de geração de energia, aeroportos, metrô, entre outros.
No segmento de energia, na última década houve uma grande mudança na matriz energética do Brasil, onde houve uma busca por soluções energéticas econômicas e sustentáveis por meio de fontes renováveis com grandes investimentos nesse segmento. Tendo em vista esse cenário, a BN Engenharia & Infraestrutura buscou se posicionar nesse setor e ainda em 2022, onde conseguimos assinar dois contratos para o desenvolvimento da engenharia, fornecimento e construção de duas usinas fotovoltaicas com um total de 740MWp, as duas na região Nordeste do pais.
Atualmente, em fase de finalização, estamos à frente da construção dessas duas usinas solares de grande relevância no País, a UFV – PANATI, localizada no Estado do Ceará a 222km da Capital Fortaleza, disposta em uma área de 800ha e capacidade de geração de energia de 292 MWp, assim como, a UFV – Marangatu, localizada no Estado do Piauí a 212km da capital Teresina, abrangendo cerca de 1.000ha e alcançando 445 MWp de geração de energia. Nesse mês de Outubro.23 demos inicio a construção de uma terceira usina solar UFV – Arinos, essa localizada no Norte do Estado de Minas Gerais, abrangendo mais de 900ha e alcançando 416MWp de geração de energia.
O bom andamento dos projetos reflete a competência da BN Engenharia & Infraestrutura no que se refere à execução das atividades desempenhadas e necessárias à construção de usinas solares, que dentre outras, incorporam atividades de drenagem, terraplenagem, cravação em fundações de drilling e pre-drilling, montagem de painéis solares, comissionamento, entre outros.
O setor de infraestrutura como um todo, requer atuação desafiadora daqueles que estão inseridos, por outro lado, a construção de plantas solares, além do desafio comum a toda construção, lida com a interseção de tecnologia, engenharia especializada e sempre levando-se em conta a sustentabilidade. Atualmente estamos com 1.2G em construção de potência energética, validando nosso Know-how no setor e jornada desafiadora em busca de iluminar o futuro com energia limpa e sustentável. Temos grandes planos para 2024 continuar expandindo no segmento de Infraestrutura, não somente na área de energia, mas também em mineração, linhas de transmissão, aeroportos e estações.
Oscar Bandeira Filho, COO BN Engenharia e Infraestrutura.