O primeiro trecho de cerca de 7 km do sistema metroviário de Salvador foi finalmente inaugurado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff, depois de 14 anos, desde o lançamento da obra. O projeto, orçado em R$ 5 bilhões, prevê a implantação de duas linhas. A expectativa é a de que o metrô esteja em pleno funcionamento somente em 2017.
O trecho inaugurado funcionará em esquema de operação assistida durante três meses, com o intervalo entre os trens de até dez minutos e velocidade reduzida. O acesso será gratuito, mas o serviço não funcionará nos fins de semana. O modo de funcionamento experimental permitirá a realização de ajustes pela concessionária responsável, a CCR.
Primeiro trecho inaugurado depois de 14 anos
A operação será ampliada de maneira gradual até o mês de setembro, quando começa a operação comercial em horário pleno, todos os dias da semana e com cobrança de tarifa. Nos seis dias de jogos da Copa do Mundo, na capital baiana, o serviço será exclusivo aos torcedores que irão assistir às partidas na Arena Fonte Nova.
Com 17 km de extensão, a primeira linha do Metro de Salvador ligará o centro e a região norte da capital. A segunda linha terá 21 km e fará o transporte de usuários do aeroporto até a cidade de Lauro de Freitas, na Grande Salvador.
Fonte: Portal Brasil