Mineração, siderurgia e setor financeiro, que já haviam liderado o ranking da rentabilidade em 2006, tiveram novamente o melhor resultado (lucro líquido sobre o patrimônio) de 2007 e deverão repetir a dose neste ano.
O setor de mineração, puxado pela Vale, teve excelente desempenho, com rentabilidade de 34,7%, conforme levantamento do Valor Data.
Preços mais altos, produção maior e a consolidação da compra da canadense Inco garantiram resultados recordes à Vale. A rentabilidade média das empresas abertas ficou em 17,4% em 2007.
buy prednisone online cpff.ca/wp-content/languages/new/mg/prednisone.html no prescription
Siderurgia e metalurgia, o terceiro setor mais rentável, conseguiu um retorno de 27,6%.
buy zoloft online cpff.ca/wp-content/languages/new/mg/zoloft.html no prescription
“Apesar do aumento do custo dos insumos, como o próprio minério de ferro, as companhias estão conseguindo repassar essa alta para os preços dos produtos vendidos”, destaca o estrategista de renda variável da Unibanco Corretora, Vladimir Pinto.
buy premarin online cpff.ca/wp-content/languages/new/mg/premarin.html no prescription
Isso é possível devido à forte demanda interna, proveniente da indústria automobilística, e também externa.
Bancos e empresas de serviços financeiros, como a processadora de transações de cartões de débito e crédito Redecard, se beneficiaram do excelente desempenho da economia doméstica. O maior acesso da classe C aos produtos bancários e o desenvolvimento de alguns tipos de financiamentos, como o habitacional e de veículos, impulsionam o setor, que teve rentabilidade de 26,5%.
O de finanças e seguros foi de 24,2%.
Uma série de empresas de diversos setores teve a rentabilidade afetada pôr ofertas de ações. Essas operações resultam em aumento do patrimônio líquido e reduzem o indicador, como ocorreu em muitas empresas do Novo Mercado. As companhias do segmento de governança corporativa da Bovespa tiveram retorno de 14,5%, ante a média geral de 17,4% em 2007.
Para este ano, a previsão é de que as companhias abertas continuarão a brilhar, ainda que o mercado de capitais não repita a excelente performance do ano passado.
Fonte: Estadão