A Converteam Brasil iniciou a reforma dos acionamentos das pontes rolantes PR-24, PR-25 e PR-26 e dos convertedores 1 e 2 da Gerdau Açominas, em Ouro Branco, Minas Gerais. Com investimento estimado em R$ 13 milhões, o projeto vai substituir equipamentos obsoletos.
No caso dos convertedores de 300 toneladas, será feita a substituição da tecnologia CC para CA. Já no caso das pontes rolantes, a utilização de inversores de freqüência regenerativos com a tecnologia AFE (Active Front End) proporcionará economia de energia. Para a execução do empreendimento, serão fornecidos diversos equipamentos, tais como inversores de freqüência, painéis e placas de montagem de inversores de freqüência, painéis de PLC, painéis de relés fotoacopladores, resistores de frenagem, postos de comando local, transformador de força, motores CA, PLC’s, IHM’s, relés microprocessados, notebook, dispositivos de rede, ar-condicionado, sensores, encoders, cabos elétricos, material de instalação, sobressalentes de comissionamento, além de licenças de software.
Dentre os serviços necessários para realização do projeto estão os de engenharia, teste de plataforma, treinamento, desmontagem, remoção de interferências, recondicionamento de equipamentos existentes, montagem elétrica, supervisão de montagem e comissionamento.
O projeto está previsto para terminar em fevereiro de 2008. “A implantação será feita por etapas e o grande desafio deste projeto é fazer a modernização das duas pontes rolantes em uma parada de sete dias para cada uma e a dos convertedores em uma única parada de cinco dias”, diz Murilo Prado, Responsável Técnico Comercial da Converteam Brasil.