A cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, vai ganhar o edifício comercial mais alto da cidade e o primeiro da região com heliponto. Batizado de Blue Tower, o projeto é da Farkasvölgyi Arquitetura, com execução de obras a cargo da Construtora Caparaó. O investimento previsto é de R$ 90 milhões.
Num terreno de 1.958 m², o prédio de 33 andares terá área total construída de 24,3 mil m². Oito pavimentos serão destinados apenas a estacionamento. Outros 20 andares terão dez salas comerciais; uma cobertura abrigará mais seis salas, num total de 206 espaços modulados de 34 m², podendo chegar a 58 m², segundo o projeto.
No 33º andar será instalado o heliponto. Os dois andares inferiores serão destinados à área de refúgio do heliponto, casa de máquinas e caixa d´água.
Por tratar-se de um edifício muito estreito, houve preocupação maior do projeto estrutural em razão do efeito de ventos. A estrutura é de concreto e a laje predominante é nervurada. Além do cuidado com o cálculo do peso que o heliponto estará apto a suportar, os projetistas buscaram harmonizar a estrutura de pouso aos demais elementos do projeto de arquitetura.
Fonte: Revista O Empreiteiro