A Duratex S.A., empresa produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários, anunciou investimentos de R$ 482 milhões para a implantação da planta de MDF (Medium Density Fiberboard) em Itapetininga, interior de São Paulo.
O presidente do Conselho de Administração da Duratex, Salo Seibel, e o Presidente Executivo da Duratex, Henri Penchas, receberam o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho, para a cerimônia de anúncio dos investimentos. A nova fábrica terá capacidade de produção efetiva de 520 mil m³/ano. Prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2012, a planta em Itapetininga vai gerar 300 empregos diretos e cerca de outros mil empregos durante sua construção.
"Trata-se de uma bem sucedida parceria entre os setores privado e público. Graças ao empenho do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Roberto Ramalho, geraremos mais empregos e divisas para o Estado. Estamos girando a economia e apostando no desenvolvimento da região", ressalta o presidente executivo da Duratex, Henri Penchas.
A localização privilegiada da cidade, a facilidade de acesso às florestas plantadas da Duratex e a boa oferta de mão de obra especializada colaboraram para que a Duratex escolhesse Itapetininga para receber esse novo empreendimento. Além disso, a nova planta será construída no mesmo site da fábrica de MDP já existente na cidade, o que promoverá uma sinergia entre as duas plantas, principalmente na complementação do portfólio. Este site vai fornecer tanto MDP quanto MDF crus, além de painéis revestidos pelas linhas BP (Baixa Pressão) e FF (Finish Foil). A capacidade efetiva de produção, somada à fábrica de MDP, totalizará 950 mil m³/ano. As áreas de armazenagem de produtos e insumos, mão-de-obra, e o uso de biomassa também poderão ser compartilhados pelas duas unidades.
A nova fábrica faz parte de um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão para os próximos cinco anos, que prevê a construção de mais uma planta de MDF, em local ainda a ser definido.
O investimento visa ampliar a participação da empresa no mercado de painéis de madeira reconstituída, dos atuais 39% para 44%. "Nossos investimentos estão alinhados com o crescimento do mercado de painéis, o cenário econômico, o aumento de renda, a mobilidade social e o crescimento da construção civil, fatores que impulsionam o mercado imobiliário e de consumo de bens duráveis", explica Penchas.
Em 2010, o consumo de painéis de madeira industrializada registrou aumento de 1,1 milhão de m3, com expansão de 21%, atingindo 6,2 milhões m3. Neste mesmo período, o mercado de MDF apresentou desempenho ainda superior, com crescimento de 26%, tendo atingido 2,9 milhões de m3 (600 mil m3 adicionais), que equivalem à capacidade anual de uma nova planta.
As duas novas fábricas, quando concluídas, reposicionarão a Duratex no ranking global da indústria e a empresa saltará de 8º para 7º maior produtor mundial. A segunda fábrica está prevista para entrar em operação no final de 2014 e terá capacidade de 680.000 m³/ano. A empresa ainda está avaliando alternativas logísticas para definir a localização desta nova unidade.
Fonte: Estadão