Novas tecnologias na operação de usinas solares

Compartilhe esse conteúdo

A DIEFRA é uma empresa que está há mais de 40 anos no mercado, atuando nacionalmente nas áreas de Engenharia Consultiva para os setores público e privado, prestando serviços para áreas de energia, petróleo, gás, indústria, siderurgia, mineração, saneamento básico, rodoviário, entre outros. 

Com o objetivo de levar aos nossos clientes e parceiros soluções em engenharia de modo a garantir o resultado qualitativo e quantitativo do seus empreendimentos, a DIEFRA está sempre atenta às novas tecnologias do mercado. No seguimento de energia renovável, a DIEFRA atua fortemente em O&M em grandes usinas fotovoltaicas (UFV), sendo responsável pelo escopo de limpeza de módulos, controle de vegetação, controle de pragas, manutenção elétrica, manutenção eletromecânica  em tracker’s e inspeções termográficas com drones equipados com potentes câmeras.  Na atividade de limpeza de módulos, visando o aumento de produtividade, aumento de qualidade, menor exposição de pessoas ao risco e menor consumo de água, a DIEFRA buscou o que há de melhor em tecnologia em nível mundial. 

Com tal tecnologia importada, a atividade de limpeza mecanizada é realizada através de escovação úmida com o uso de água totalmente desmineralizada, que garante a remoção total de partículas, poeiras e corpos estranhos da superfície dos painéis fotovoltaicos sem causar danos aos mesmos. Desta forma, tal limpeza faz com que os painéis retornem às suas características nominais, descontada a degradação natural, aumentando significativamente a geração de energia.

Trata-se de um implemento articulado com escova rotativa, que desliza nas superfícies dos módulos, sendo elas lisas ou emolduradas, borrifando a água desmineralizada armazenada em um tanque de 1.000 litros. Todo o sistema é acoplado em um trator e controlado pelo operador do equipamento através de um joystick. Com a utilização deste implemento, é possível uma economia do consumo de água considerável. 

Na lavagem manual o consumo é de aproximadamente 1,5 litros/placa, sendo que na lavagem mecanizada tal consumo é reduzido para apenas 0,3 litros/placa. Com relação a produtividade, o sistema é capaz de lavar até 30 mil placas/dia, variando conforme o terreno e logística de manobras. Em comparação, utilizando-se a lavagem manual, necessita-se de uma equipe de 4 colaboradores para lavar aproximadamente 1.500 placas/dia, além da grande exposição a riscos aliados à ergonomia e alto esforço físico. 

Em todos os clientes em que tal tecnologia tem sido utilizada pela DIEFRA, é possível perceber o aumento da satisfação, não somente pela produtividade, mas também pela qualidade da lavagem dos módulos e a segurança atrelada à ergonomia dos colaboradores envolvidos no processo. 


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário