Com quatro pistas (duas em cada sentido da via), 420 metros de extensão e 13 metros de largura, foi inaugurado o novo Mergulhão sob a Avenida Cesário de Melo, no bairro de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro. A obra, executada pela OEC, faz parte do pacote de intervenções do Anel Viário, dentro do Plano de Mobilidade de Campo Grande, projeto que está mudando o bairro mais populoso do país e que tem previsão de conclusão em 2026. A inauguração foi realizada pela Prefeitura do Rio, no dia 05 de julho, e desde então o acesso vem facilitando a circulação pelo bairro.
Foram executados cerca de 10 mil metros quadrados de contenções, com a utilização de mais de 200 tirantes. A passagem subterrânea irá reduzir o trânsito no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Estrada do Monteiro e ainda desafogar a Rua Professor Castilho.
Antes das obras, os motoristas que se encontravam na Estrada do Monteiro dirigindo no sentido Avenida Brasil eram obrigados a virar à direita e contornar a Praça Francisco Barbosa, para acessar o Viaduto Alim Pedro. Agora, basta aos motoristas acessarem o Mergulhão, passando por baixo da Avenida Cesário de Melo, e saindo do outro lado, já na entrada do viaduto. Essas intervenções irão permitir o maior escoamento de tráfego de veículos na região central de Campo Grande, diminuindo o tempo de deslocamento pela metade.
“Estamos felizes por entregar a segunda obra em menos de uma semana à prefeitura. É prova do nosso compromisso e que nos anima para seguirmos executando nossos contratos, atendendo nossos clientes e a população do Rio de Janeiro”, comemorou Rogério Dourado, Diretor de Contratos da OEC responsável pelo mercado fluminense.
Terminal BRT Pingo D’Água
Seis meses após o início da operação da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou no dia 29 de junho, o Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Construído também pela OEC, este é o terceiro terminal construído neste corredor a partir da ampliação de antigas estações. O primeiro, Magarça, foi entregue aos cariocas em março, e o segundo, Mato Alto, em maio. As obras no Terminal Curral Falso serão entregues ainda este ano.
A antiga estação Pingo D’Água (877 m²) foi demolida e deu lugar a um terminal 22 vezes maior, com 19.825 m². Ele oferecerá conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz.
O novo terminal BRT Pingo D’Água operará em conjunto com dois terminais alimentadores, fazendo integração entre os ônibus comuns e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Melhorias nos sistemas viários e de drenagem foram realizadas no entorno da nova parada de ônibus BRT, causando algumas alterações no trânsito, sobretudo nos retornos. Para a construção, foram utilizadas 250 toneladas de aço e nove milhões de litros de concreto. A transformação de estações em terminais neste corredor recebeu um investimento de mais de R$ 180 milhões.
Terminal Curral Falso
O último terminal a ser entregue, ainda este ano, será o novo Terminal BRT Curral Falso, também em execução pela OEC. Serão 18,3 mil metros quadrados, com integração entre ônibus comuns e vans, oriundos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. A antiga estação de mesmo nome tinha apenas 300 metros quadrados. O novo terminal contará com uma passarela de acesso e bicicletário com 400 vagas. As obras seguem em ritmo acelerado assim como as melhorias nos sistemas viários e toda a drenagem do entorno.