Novo terminal terá Píer A em funcionamento para Copa

 

 

Os outros dois píeres ainda recebem ajustes; complexidade da obra influiu no prazo de entrega, afirma concessionária

 

José Carlos Videira

 

Do conjunto de obras previstas para o Aeroporto Internacional de Viracopos (SP), para atender à demanda da Copa do Mundo, apenas o Píer A do novo terminal e o novo pátio de aeronaves estarão concluídos até o início de junho. Os píeres B e C continuam recebendo os ajustes finais.

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos — integrado pelas empresas UTC, Triunfo e a francesa Egis Airport Operation — garante que o Píer A (de voos internacionais) de Viracopos estará preparado para receber as delegações e autoridades durante a Copa do Mundo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) questiona a não entrega completa do terminal.

 

 

A concessionária ainda trabalha para finalizar o acabamento do recém-construído terminal

 

O Píer B (voos doméstico e internacional) e o Píer C (apenas doméstico) não estarão prontos a tempo para o Mundial. Toda a obra civil foi concluída, mas, de acordo com a concessionária, restam acabamentos finais, além do cabeamento lógico, que tem mais de 6 mil m de cabos a ser instalados em todo o terminal.

 

Um novo cronograma para a finalização das obras deve ser proposto pela Aeroportos Brasil Viracopos para ser concluído no segundo semestre. Segundo a empresa, o atraso refletiu a complexidade da obra, que exigiu muito mais intervenções do que estaria previsto em contrato. “É praticamente um aeroporto novo”, enfatizam na nota enviada ao GTA.

 

A concessionária destaca que, em 2012 e 2013, o atual terminal do Aeroporto de Viracopos recebeu diversas melhorias. Entre elas, a duplicação da área de embarque, a instalação de um novo free shop, de uma nova sala VIP, abertura de novas lojas, reforma total e construção de novos sanitários. Também foram ampliadas as vagas de estacionamento para 1.500, além da construção de um pátio para aeronaves ATRs.

 

A Aeroportos Brasil Viracopos ressalta que os novos pátios de aeronaves representarão, já para o período da Copa do Mundo, uma significativa ampliação da capacidade da infraestrutura da aviação civil nacional. Além das atuais 37 posições para aviões, estarão disponíveis mais 55 posições para aviação geral e 22 para aviação comercial.

 

 A concessionária informa que as operações das companhias aéreas serão transferidas gradativamente para o novo terminal, até o mês de outubro. Esse prazo atende às necessidades das empresas e está em linha com procedimentos semelhantes adotados nos maiores e mais modernos aeroportos do mundo.

 

Aeroporto de Viracopos – Campinas

 Intervenções

Status de execução da obra

Adequações da pista de pousos e decolagens, das pistas de taxiamento existentes e da RESA – Runway End Safety Area (Área de Segurança de Fim de Pista)

100%

Novo edifício-garagem
(com 4.000 vagas)

95%

Novos pátios de aeronaves
(com 3.500 m² e 37 novas posições) e novas pistas para taxiamento de aviões

97%

Novo Terminal de Passageiros (com 3 píeres e capacidade para até 22 milhões de passageiros / ano)

92%

Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos

 

 

 

Sistema detecta problemas de gestão em aeroportos

A empresa de consultoria e tecnologia Indra desenvolveu o Inplan, nova ferramenta de tomada de decisões colaborativas (A-CDM) para gerenciar operações aeroportuárias. A solução permite integrar toda a informação utilizada pelos diferentes agentes que intervêm na gestão dos voos em terra.  Os dados de controle aéreo e a informação que utilizam as companhias ou os efetivos do aeroporto ficam disponíveis ao mesmo tempo para todos os envolvidos.

 

O sistema recebe em tempo real tanto a informação gerada automaticamente por diferentes sistemas quanto a que é atualizada manualmente. O Inplan oferece uma visão unificada da situação, realiza predições e detecta com antecedência problemas que afetam o planejamento estabelecido. Gera alertas e propõe alternativas às operadoras para resolver os problemas.

 

Com isso, ajuda a aumentar a eficácia e a rapidez na gestão do aeroporto para fazer frente à previsão de aumento futuro no número de viajantes, ajudando a reduzir os custos gerais do aeroporto. Segundo as estimativas da Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata), o número de passageiros aumentará 31% de agora até 2017. Isto exigirá que os aeroportos sejam gerenciados de forma mais eficiente.

 

O desenvolvimento do Inplan cumpriu todos os requisitos da Eurocontrol para sistemas A-CDM, levando em conta os objetivos fixados pelo programa Sesar, pilar tecnológico do projeto de construção do Céu Único Europeu. A Indra, um dos principais parceiros do Sesar, fez parte das equipes de trabalho que desenvolveram e validaram as tecnologias A-CDM para a melhora da gestão aeroportuária.

 

De acordo com estimativa da Iata, o Brasil se consolidará até 2017 como o terceiro maior mercado de voos domésticos e estará entre os dez países o
nde a aviação comercial crescerá mais rapidamente no mundo.

 

O diretor de Aeroportos da Indra no Brasil, Sérgio Martins, diz que o crescimento econômico do País tende a produzir um considerável aumento do número de voos, tornando o transporte aéreo mais acessível à população brasileira. Esse fator, somado à realização dos grandes eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil, aponta na direção de um crescimento exponencial do movimento dos aeroportos, cuja complexidade demandará o emprego de tecnologias de ponta, que permitam maiores níveis de aproveitamento e eficiência na gestão dos recursos aeroportuários.

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário