Obra de adutora conclui túnel a 25 m de profundidade sob o Rio Tietê

Augusto Diniz – Barueri (SP)

Foi finalizada em março a complexa perfuração, por meio de um TBM, de túnel de 116 m de extensão sob o Rio Tietê, em Barueri (SP), para passagem de tubulação de adutora de água tratada.

A obra faz parte do Sistema Gênesis, da Sabesp, que tem investimentos de mais de R$ 40 milhões e é composto por um centro de reservação e cerca de 14 mil m de adutora conectada ao
Sistema Produtor São Lourenço, inaugurado ano passado e um dos principais projetos da estatal para garantir abastecimento de água à Grande São Paulo. O empreendimento beneficiará cinco municípios da região e 350 mil habitantes.

As obras de perfuração do túnel, realizadas pelo método não destrutivo (MND) tipo microtúnel a cerca de 25m de profundidade, abaixo da calha do Rio Tietê, foram conduzidas pela Passarelli,
que tem responsabilidade também pela continuidade dos trabalhos de construção da adutora em cerca de 7,5 km de extensão do Sistema Gênesis.

As escavações com uso de shield (TBM) no trecho do Rio Tietê foram iniciadas em 6 de fevereiro e terminadas em 8 de março. O equipamento foi operado na superfície, ao lado do poço de emboque.

O presidente da Passarelli, Paulo Bittar, comemorou a perfuração: “Começamos na década de 1970 a usar shield em obras. Temos hoje 14 equipamentos desse tipo. O usado nessa obra foi o último adquirido. Para nós, é um marco pois revela nossa relevância nesse segmento”.

O shield, fabricado pela alemã Herrenknecht e com 1.500 mm de diâmetro, foi comprado pela Passarelli ano passado e utilizado pela primeira vez em obra da Cedae, no Rio de Janeiro.

Os poços para fazer a perfuração foram projetados com uma profundidade de 25,6 m e diâmetro de 8,5 m, no caso do poço de emboque, e 23,6 m de profundidade com 6,8 m de diâmetro no
poço de saída.

Deixe um comentário