Com o objetivo de proteger o projeto arquitetônico dos pilares, o Consórcio Monotrilho Integração – formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi e MPE – considerou fundamental o investimento em um sistema de proteção superficial de concreto, com a aplicação de um verniz antipichação em sua estrutura.
De acordo com o engenheiro Flávio de Camargo, gerente técnico da Denver Impermeabilizante – empresa que fornecerá o sistema de verniz impermeabilizante Deverniz Antipichação –, além de o produto realçar a forma e estrutura pelo brilho que proporciona, reduz o custo frequente de remoção de pichação com lixamento e nova pintura. O produto, depois de aplicado, aceita remoção com estopa e solvente por mais de 100 vezes, sem danos.
O Consórcio Monotrilho Integração é responsável pela construção da linha 17 (Ouro) do Metrô de São Paulo, cujo principal trecho deve ficar pronto em 2014, fazendo a ligação do Aeroporto de Congonhas à linha 9 – Esmeralda da CPTM.
As vigas pré-fabricadas do monotrilho já estão sendo instaladas e chegam com o sistema de verniz aplicado. Já os pilares estão sendo concretados in loco e irão receber preparo e tratamento de superfícies com Denverniz Antipichação.
Fonte: Revista O Empreiteiro