A afirmação de Lula reforça o que a prefeita Jusmari Oliveira sempre defendeu e reivindicou desde quando era deputada federal, e endossa o que o ministro Alfredo.
Nascimento tinha comunicado à gestora municipal na semana passada, em Brasília, durante reunião no Ministério dos Transportes. O anúncio oficial da inclusão de Barreiras no traçado da ferrovia foi feito em um encontro, que também contou, além de Jusmari, com a participação da vice Regina Figueiredo, do prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, prefeito e vice-prefeita de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz e Katherine Rios, do ex-prefeito de Luís Eduardo, Oziel Oliveira, e outras lideranças políticas regionais. O ministro, na ocasião, solicitou à Valec, do próprio ministério, a ampliação do traçado em 58 km para que a ferrovia passasse pelo município de Barreiras.
Já na entrevista exclusiva ao jornal, o presidente Lula, questionado sobre prazos e etapas da construção, declarou que em cinco meses começa a implantação dos dois primeiros trechos em território baiano. “Depois da elaboração dos projetos básicos, do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental neste primeiro semestre, vamos publicar em junho os editais de licitação e dar início, em agosto, às obras dos dois primeiros trechos, ambos situados na Bahia: Ilhéus – Caitité e Ceitité – Barreiras, com extensão de 972km (de um total de 1.500 km). Quanto ao leilão de sub-concessão, decidimos realizar no momento mais favorável, quando houver maior número de competidores, o que será vantajoso para os cofres públicos”, ressaltou Lula ao Correio.
Trabalho conjunto – A Ferrovia Leste-Oeste vai beneficiar toda a região. Na Bacia do Rio Grande, cruzará três municípios estratégicos para a economia do estado.
buy zoloft online https://hiims.in/assets/images/new/zoloft.html no prescription
São Desidério é um deles.”Somos o maior produtor de algodão do Brasil e o maior de grãos do norte e nordeste. A viabilização do escoamento dessa produção agregará maior valor aos produtos e promoverá a atração de novos investimentos para os municípios. Nossa intenção é traçar um projeto de implantação do pólo industrial de São Desidério a partir da construção da ferrovia”, afirmou o prefeito Zito Barbosa.
Luís Eduardo Magalhães, município que vem crescendo de forma acelerada desde que foi criado há nove anos, faz parte do traçado e terá na Leste – Oeste uma nova opção logística, diferenciada, mais segura e menos dispendiosa para o escoamento da produção. Essa é a avaliação do prefeito Humberto Santa Cruz. “A ferrovia tem um papel muito importante na integração geopolítica do estado. Ao mesmo tempo, fortalece toda a região, ligando-a ao novo porto marítimo no Sul da Bahia, o que facilitará o processo de exportação”, disse Santa Cruz. O prefeito também considera que “Jusmari Oliveira, então deputada federal, teve papel decisivo na conquista da ferrovia para a região”.
Para Barreiras, a Leste-Oeste significa novas perspectivas de desenvolvimento sócio-econômico.
“Um porto seco será construído a 20 Km da área da Ufba, as propriedades agregarão maior valor e o município se projetará mais ainda como a maior e principal cidade do Oeste da Bahia, com a potencialização do arranjo produtivo”, declarou a prefeita Jusmari Oliveira.
online pharmacy https://www.quantumtechniques.com/wp-content/uploads/2022/07/jpg/synthroid.html no prescription drugstore
Ela explica que o objetivo é tornar a região cada vez mais forte, representativa e referência de investimentos nas mais diversas áreas.
online pharmacy https://www.quantumtechniques.com/wp-content/uploads/2022/07/jpg/levaquin.html no prescription drugstore
“E a conquista da ferrovia, tanto para o nosso município quanto para todo o Oeste, trará resultados imensuráveis, inclusive na área social, com a geração de emprego renda e oportunidades”, disse a prefeita.
Durante a campanha eleitoral, Jusmari Oliveira se comprometeu em colocar Barreiras no projeto da Leste-Oeste. O ministro Alfredo Nascimento inclusive chegou a participar dos programas eleitorais da candidata na TV, afirmando que, graças à ação da deputada, Barreiras estaria no traçado da ferrovia. Compromisso cumprido.
Fonte: Estadão