Os aspectos diferenciados das soluções estruturais

Compartilhe esse conteúdo

Decorrente do partido arquitetônico adotado, que previu edifícios distintos, as soluções estruturais apresentaram aspectos bem diferenciados. É o que informa o engenheiro Cesar Pereira Lopes, que elaborou o projeto estrutural.

Ele diz que o ginásio, no pavimento inferior, tem estrutura modulada em concreto armado com vãos de 10 m. A quadra é sobre a laje que cobre o subsolo. E a cobertura metálica, com vãos de 40 m, foi resolvida em vigas Vierendel de perfis laminados.

A piscina e laje solarium são de concreto armado com vãos apropriados a estacionamento. Já o teatro tem estrutura de concreto armado. Ali a principal característica é a estrutura de cobertura, com vãos de 20 m. A plateia (arquibancada) foi disposta a céu aberto. As estruturas auxiliares (passarelas, urdimento etc.) foram projetadas com estrutura metálica.

O edifício convivência, talvez o mais marcante em termos arquitetônico, por possuir vazios e balanços internos, skylights e escadarias arrojadas, foi projetado com concreto armado, mas com grande quantidade de estruturas metálicas complementares.

A passarela estaiada, que une os elementos, foi projetada com piso e cobertura. Esta é sustentada por tubos rígidos que envolvem os estais ancorados no estrado inferior. Foram realizados estudos vibracionais para evitar ressonância decorrente das sobrecargas e esforços do vento. O destaque arquitetônico ficou por conta do pilar central, de concreto na cor branca.

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário