Os projetos de cálculo estrutural das obras do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, Porto da Thyssenkrupp, no Rio de Janeiro, Condomínio Top Towers, em São Paulo, e uma casa em Paraty, no Rio de Janeiro, foram os projetos vencedores da 7ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2009.
A Gerdau, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), anunciou, dia 12 deste mês, em São Paulo, os nomes dos vencedores. Simultaneamente, entregou menção honrosa aos profissionais responsáveis pelas obras Portal Estaiado, no Paraná; edifício comercial Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo; Remodelação da Estação Saldanha, em Lisboa (Portugal), e Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Divididos em quatro categorias (obras especiais, infraestrutura, edificações e obras de pequeno porte), os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da Gerdau e da Abece. Dentre os critérios avaliados, segundo o regulamento, se incluem o uso apropriado de materiais, economia de produtos durante a construção, originalidade e criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Os primeiros colocados ganharam troféu e certificado, bem como uma viagem a Las Vegas (EUA) para participar da feira World of Concrete, a ser realizada em fevereiro de 2010. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento além de certificado.
O primeiro colocado na categoria obras especiais foi o engenheiro Eduardo Barros Millen, com o Estaleiro Atlântico Sul, localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE). O profissional foi responsável pela obra do Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul, que compreende um complexo formado por outros quatro galpões industriais, além de áreas administrativas, cais e dique seco. O Estaleiro recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade instalada de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano.
Na categoria infraestrutura, o vencedor foi Flávio de Lima Ferreira Alves, com o Porto da Thyssenkrupp, na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. A obra integra o futuro complexo siderúrgico, por onde serão escoadas as cinco milhões de toneladas de placas de aço que serão produzidas, para exportação, quando a usina estiver em plena capacidade de operação. As obras civis do Terminal Portuário compreendem um píer com 700 m de extensão, dividido em píer de carvão com 413 m e píer de produtos siderúrgicos com 287 m, e uma ponte de acesso com 3.825 m de comprimento.
Já o vencedor da categoria edificações foi Valdir Silva da Cruz, com o Condomínio Top Towers, no bairro Paraíso, em São Paulo. É um projeto de condomínio comercial com duas torres, de 20 e 22 andares, cujas formas foram executadas exclusivamente para cada andar, resultando em 42 formas somente para a parte comercial destinada a escritórios.
Na categoria pequeno porte, o vencedor foi Carlos Otavio de Souza Gomes com a obra de uma casa na Praia de Santa Rita, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Concebida em concreto armado, a residência conta com grande vão livre sustentado por vigas e pilares.
Além disso, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural prestou homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em obras 0especiais, reconheceu-se o trabalho de Jefferson Luiz Andrade com a Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Em infraestrutura, Ivan José de Godoy Mazella recebeu menção honrosa pela remodelação da estação de metrô Saldanha, localizada na cidade portuguesa de Lisboa. Na categoria edificações, o destaque foi Paulo Eduardo Bacchin com edifício comercial na Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo (SP). Já em pequeno porte o homenageado foi João Amilton Mendes pelo Portal Estaiado, em Ponta Grossa (PR).
Na abertura dos trabalhos, com a presença do presidente da Abece, Marcos Monteiro, e do presidente da Gerdau, Cláudio Gerdau Johannpeter, foi prestada homenagem a uma personalidade da área da engenharia estrutural do País: o professor José Zamarion Ferreira Diniz. Millen – Estaleiro Atlântico Sul
Fonte: Estadão