Países da América Latina assinam Declaração de Foz do Iguaçu

Para encerrar a Latinosan – Conferência Latinoamericana de Saneamento, foi assinada nessa quarta-feira (17) a Declaração de Foz do Iguaçu. Na oportunidade 10 países e duas instituições da América Latina reafirmaram as iniciativas e os esforços realizados em prol do saneamento básico, consolidando o compromisso para a superação da pobreza e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015. Esta segunda edição da Latinosan é uma continuidade das discussões iniciadas durante a 1ª Conferência, realizada 2007, em Cali, na Colômbia. Dezessete países assinaram a "Declaração Ministerial de Cali".

Alguns países apresentaram limitações para alcançar as metas de saneamento, especialmente nas áreas rurais e pequenas localidades. O Vice-Ministro de Água e Saneamento Básico da Bolívia Felipe Quispe disse que só conseguirão atingir as metas se houver investimentos e cooperação internacional. "Nós temos uma bolsa de recursos, mas precisamos de mais dinheiro para ter um tratamento adequado de água potável", destacou. Os participantes reconheceram a necessidade de proteger e restaurar os ecossistemas, ampliar o acesso dos serviços de fornecimento de água e priorizar a gestão das águas pluviais.

O documento ainda reforça a utilização de resíduos sólidos e prioriza a sustentabilidade socioeconômica e ambiental desde a geração até a disposição final. O Ministro das Cidades Marcio Fortes informou por meio de sua assessoria que é necessário criar uma rede de trabalho para que um país ajude o outro. "O Brasil vai servir de exemplo e nosso compromisso é colaborar com os países vizinhos. Vamos trocar experiências e fornecer tecnologia para eles", declarou.

Segundo o Coordenador do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Sérgio Gonçalves a preocupação do Brasil é com o esgoto. "Já atingimos a cobertura de 60% e precisamos chegar a 75% para cumprir a meta da ONU", disse. As instituições financeiras assumiram o compromisso de investir continuamente para implementação dos programas em saneamento.

A próxima Latinosan será em 2013 no Panamá. O convite foi oficializado por Julio Castillo do Ministério do Meio Ambiente. "Podemos chegar a 2015 cumprindo as metas e melhorando a qualidade de vida. Para nós Foz do Iguaçu foi o melhor lugar para acontecer este encontro, pois aqui tem tudo: geração de energia, água e reflorestamento", definiu.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário