Os maiores investidores em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) irão se reunir, nos dias 28 e 29 de abril, para o 2º Encontro Nacional Investidores em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH 2010), que acontecerá em São Paulo. Promovido pela Viex Americas, o evento ocorre em uma fase de retomada da economia e de oportunidades de investimentos em energia renovável. No Brasil, por exemplo, o governo sinaliza com um Plano Decenal com mais energias renováveis. Estudo recente mostra que a Europa e a África podem ser atendidas somente por fontes renováveis até 2050.
O PCH 2010 vai discutir os rumos e como vencer os desafios econômicos, regulatórios e estruturais para o setor energético. O objetivo é ampliar o público e tornar o encontro uma referência para investidores do ramo de energia. O cenário atual mostra mais possibilidades de investimentos. A retomada da economia, o aumento das opções de crédito, o crescimento e a necessidade de investimentos energéticos sustentáveis e a constante discussão entre agentes tornam as PCHs uma ótima opção de negócio.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) existem hoje 357 PCHs em operação no país, com potência instalada de 3 mil MW. Em construção, são 68 projetos em PCHs, num total de 498 MW. A expectativa é que, nos próximos 10 anos, as PCHs respondam por 10% da matriz energética brasileira.
Entraves e desafios – O PCH 2010 também vai abordar alguns dos desafios que os investidores enfrentam na atualidade, como as exigências ambientais, que continuam sendo um grande entrave. A regulação específica para PCHs é outro ponto na pauta dos investidores. O evento também debaterá questões técnicas e operacionais visando ao aumento da eficiência destes empreendimentos.
Fonte: Estadão