Ponte Estaiada é tema de seminário internacional de gerenciamento de projetos

Metrópoles brasileiras, como São Paulo e Brasília – exceção feita à cidade do Rio de Janeiro, que ostenta fantásticas obras da natureza – são vitrines que mostram seus grandes projetos e obras de arte com muito orgulho e consideração. São Paulo teve por muito tempo o Edifício Martinelli, o Túnel da 9 de Julho, o Viaduto do Chá, o Edifício Copan e o Edifício do Banespa como marcas próprias da cidade. Recentemente, a região sul da cidade surgiu com novas obras e ares de modernidade, e que já estão sendo utilizadas como ‘marca registrada’ da região e da própria cidade.

Segundo o Eng. Rodrigo Melo, da Mendes Júnior, uma das empresas responsáveis pela construção da ponte estaiada, “especificamente este projeto adiciona valor ao patrimônio da cidade pelo seu caráter único e inovador. Projeto e técnica de construção tornam esta obra, imponente, criando assim um marco na engenharia mundial”. A obra foi também objeto de uma operação financeira inédita realizada pela prefeitura da cidade, com o objetivo de gerar recursos para a sua construção. ‘Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira e o Mercado de Construção’ é o título da apresentação que o Eng. Rodrigo Melo fará no 8° Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos que se realiza de 24 a 25 de novembro em São Paulo.

Este projeto é caracterizado pela sua grandiosidade e, principalmente pelo seu projeto arquitetônico, possível pela tecnologia de alto padrão. Ela está, inclusive, próxima a alguns edifícios contruídos recentemente na região, dos quais se destacam o novo prédio da Globo em São Paulo e o do antigo BankBoston, atualmente ocupado pela Nestlé. Este último foi considerado na época de sua construção, o primeiro edifício inteligente da cidade.

No mercado da construção civil, obras de artes, túneis, viadutos e pontes, como a estaiada, são considerados grandes projetos e demandam estudos e análises aprofundados para a sua implantação e execução, muitas vezes complexa, sofisticada e delicada. No caso da ponte estaiada não só o projeto diferenciado mas a sua construção foram considerados avançados e únicos.

Serviço: 8° Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

Data: 24 e 25 de novembro de 2008

Local: CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo SP

Fonte: Estadão

Deixe um comentário