Portos do Paraná movimentaram 33 milhões de toneladas em 2008

Compartilhe esse conteúdo

Os portos do Paraná encerraram 2008 com uma movimentação de mais de 33 milhões de toneladas. Desde total, cerca de 10 milhões, 30%, foram de granéis sólidos, mantendo a média de volumes movimentados nos últimos seis anos, conforme informou nesta segunda-feira (13) a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Os números fazem frente à declaração do doutor em economia agrícola, Eugênio Stefanello, em entrevista à Gazeta do Povo publicada no domingo (12). Stefanello disse que “o corredor de escoamento da nossa produção, o Porto de Paranaguá, deveria estar em melhores condições”.

“A receita cambial recorde de US$ 14 bilhões é resultado da boa performance no cais, onde equipamentos e operações eficientes somam-se à infraestrutura de recepção, armazenagem e embarque de alta qualidade”, rebateu o superintendente da Appa, Daniel Lúcio de Souza.

“As variações de volumes das exportações de algumas commodities, como o milho, são reflexo do comportamento do mercado internacional e não podem ser atribuídas à administração portuária paranaense, responsável hoje por um dos mais eficientes portos do Brasil”, argumentou.

Prova disso, salientou Daniel, é a referência dada pela Secretaria Especial de Portos aos portos do Paraná “como um dos seis terminais portuários de maior importância estratégica do País”.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário