O programa de investimentos e a engenharia da empresa

A revista O Empreiteiro colocou duas questões para complementação da matéria sobre o programa de investimentos da Petrobras, aqui publicado. Renata Baruzzi, gerente executiva de Engenharia, Tecnologia e Materiais Corporativo, respondeu:

Do ponto de vista da engenharia, o programa de investimentos da Petrobras pode ser absolutamente viável?

Nosso programa de investimentos é viável do ponto de vista da engenharia e das demais variáveis envolvidas, como tecnologia, métricas internacionais, conteúdo local e financiabilidade. Nossa engenharia está plenamente preparada para transformas os projetos previstos no Plano de Negócios e Gestão 2013 – 2017 em sondas, em plataformas, em dutos, em terminais, em refinarias, em fábricas de fertilizantes, em plantas petroquímicas, em usinas de biocombustíveis e em centenas de outros empreendimentos de médio e pequeno porte.

E como está a evolução da engenharia da Petrobras, hoje, considerando que ela sempre esteve na linha de frente dos avanços da engenharia brasileira?

A Petrobras completa 60 anos este ano e a área de Engenharia da empresa já completou mais de 40 anos de obras que a colocaram na vanguarda do setor mundial de óleo e gás. Hoje, nossa engenharia está atuando com foco na simplicidade e funcionalidade, fugindo do complexo, seguindo as métricas internacionais de custo e qualidade, cumprindo prazos, metas de investimento e de conteúdo local, identificando e mitigando os riscos que possam comprometer o alcance das metas, perseguindo zero acidente e zero vazamento.

Dentro destes princípios, não queremos ser o melhor, mas estar entre os melhores e ter continuidade nesta procura pela disciplina de capital e pela qualidade. É trabalhando dentro deste novo modelo mental que queremos influenciar nosso mercado empreiteiro para que continuem crescendo junto com a Petrobras e com o Brasil.

Renata Baruzzi

Fonte: Revista O Empreiteiro

Deixe um comentário