Com o tema “Saneamento e Qualidade de Vida”, e no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a revista O Empreiteiro destaca a importância das obras em andamento e previstas no setor. Responsável por levar água potável, tratar esgoto sanitário e promover saúde pública nas casas de milhares de brasileiros, o saneamento, ainda, infelizmente, não é a realidade de muitos municípios no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em fevereiro deste ano, os indicadores de 2022 mostram que 49 milhões de pessoas continuavam até então, sem descarte adequado de esgoto; 18 milhões sem coleta de lixo; 6 milhões sem abastecimento de água adequado e 1,2 milhão sem banheiro ou um sanitário.
Para promover essa universalização, desde a nova regulamentação do Marco Legal de Saneamento, publicado em 2020, empresas especializadas neste serviço buscam alcançar as metas de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário até 2033.
Exemplo desse cumprimento que vem transformando alguns municípios brasileiros, são as obras das concessionárias Sanepar, no Paraná; Águas de Manaus, no Amazonas; CSA, no Amapá; Iguá, no Rio de Janeiro, e a Sanasa, em Campinas, interior de São Paulo. A edição da OE de março mostra como estas obras estão sendo executadas, os desafios em cada estado e o impacto delas na qualidade de vida das pessoas.
Além das concessionárias, a publicação aborda as soluções tecnológicas e de engenharia utilizadas em construções de Estações de Tratamento de Água e Esgoto, reservatórios e métodos para a instalação de redes.
Não obstante, a edição anuncia também os próximos leilões no setor, que estão sendo estruturados e com investimentos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a programação das concessões em cada estado.

Acesse revista digital completa sobre Saneamento e Qualidade de Vida.
One thought on “Revista OE lança edição sobre saneamento e qualidade de vida”