Um robô alemão vem sendo responsável pela concretagem do túnel recém-escavado pelo Consórcio Construtor Rio Barra nas obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca – Ipanema), no trecho entre a Barra e a Gávea.
Ao todo, a Linha 4 terá 16 km de extensão e seis estações. Depois de inaugurada, vai transportar 300 mil pessoas por dia e retirar cerca de dois mil carros por hora das ruas, nos horários de maior circulação de veículos.
Segundo o consórcio, desde maio a construção do túnel de São Conrado em direção à Gávea e Barra da Tijuca está mais limpa e rápida. O consórcio neste trecho adquiriu um robô Putzmeister, fornecido pela empresa alemã que possui mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para o bombeamento e transporte de concreto.
O robô projeta 20 m³ por hora, o equivalente a três caminhões de concreto, o dobro do método até então utilizado naquela frente. Braços mecânicos operados por controle remoto fazem o papel do mangoteiro, operário que segura e direciona a saída do concreto que dá sustentação ao túnel em construção.
Fonte: Revista O Empreiteiro