A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais de 50 anos, fechou contrato de cerca de R$ 47 milhões (taxa de câmbio presumida: £1.00 = R$3.13 – Fonte: Banco Central) com o estaleiro norueguês STX OSV para fornecer um pacote completo de equipamentos de convés destinado a uma embarcação avançada de manuseio de âncoras, que será operada pela Iceman AS.
Projetado para ampliar a segurança operacional dos navios, o pacote contará com uma nova estrutura de manuseio de âncoras (AHF) e um guincho hidráulico capaz de suportar até 500 toneladas. Também estão incluídos gruas e sistemas capazes de assegurar o controle de fios e correntes no içamento de cargas pesadas.
A vice-presidente sênior da divisão de Maquinaria de Convés Offshore da Rolls-Royce, Arne Tande, destaca o protagonismo da empresa britânica no mercado offshore. “Esse último contrato reforça a liderança da Rolls-Royce no mercado de equipamentos para manuseio de âncoras. Oferecemos uma tecnologia de ponta que garante operações mais seguras e eficientes em campos de petróleo de águas profundas”, exalta a executiva.
Como a exploração e a produção de óleo e gás acontecem cada vez mais em águas profundas, as amarras tornam-se mais pesadas, difíceis e perigosas de manusear. Por isso, a nova estrutura AHF é projetada para reduzir as forças necessárias para o deslocamento e a tensão dos fios durante as operações de lançamento e recuperação das âncoras. Além disso, minimiza a exposição humana a condições perigosas de trabalho.
A estrutura AHF é montada na parte de trás da embarcação para facilitar a implantação e a recuperação das âncoras. Desse modo, torna-se mais simples manusear o equipamento da forma correta, sem que haja esforços repetidos ou auxílio de outros navios.
Fonte: Padrão