O trabalho inovador da Usina de Reciclagem de Resíduos da prefeitura de São Carlos (SP) foi destaque na Rio+20, a Conferência da Organização das Nações Unidas, maior evento mundial para discutir Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A experiência de São Carlos está exposta no estande da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na Conferência, que está sendo realizada no Parque dos Atletas.
O prefeito Oswaldo Barba, que esteve na Rio+20 juntamente com o coordenador de Meio Ambiente da prefeitura, Paulo Mancini, recebeu um certificado pela prática desenvolvida em São Carlos em gestão local sustentável. “Temos várias experiências de sucesso para apresentar às outras cidades, mas tínhamos certeza de que o trabalho da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil seria a de maior destaque. Ela atua desde a recepção dos resíduos – feita nos Ecopontos espalhados por regiões da cidade – até a transformação em matéria-prima para a própria área de construção civil do que, antes, era entulho”, ressaltou Barba.
O trabalho da Usina também foi uma das 30 experiências selecionadas para receber o prêmio “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana”, anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente no último Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).
São Carlos possui outras experiências importantes e de referência nacional na área ambiental, como o projeto IPTU Verde, que concede desconto para imóveis que tenham área permeável e árvore na calçada, além do Disque-Árvore, que entrega na casa do cidadão mudas de árvores.
Ainda durante sua permanência na Conferência, o prefeito Oswaldo Barba também encaminhou para a coordenação do evento a carta intitulada “Plantando o Futuro que Queremos para São Carlos e para o Planeta”
Fonte: Padrão