Sergipe apresenta em SP oportunidades em seu polo de petróleo e gás

Com grande potencial na área de exploração de petróleo e gás natural – incluindo a recente descoberta de campos em águas ultraprofundas no litoral – e ancorado em uma região geograficamente estratégica, próxima a grandes mercados consumidores e com boa infraestrutura logística, o Estado de Sergipe torna-se uma das mais atraentes fronteiras de atração de investimentos, especialmente das indústrias que demandam uso intensivo de combustíveis fósseis, como o setor petroquímico, de fertilizantes, de cerâmica e de vidros.

Para amplificar a divulgação desse potencial de negócios, o governo de Sergipe, em parceria com a Fiesp, promove no dia 25 de abril, no auditório do Espaço Nobre da entidade, em São Paulo, o Sergipe Day. O evento tem patrocínio do Banese, Commit Gás, TAG, VLI Logística e Eneva. A programação contará com exposições da Petrobras, Eneva, Tag, Commit, VLI Logística e Unigel.

“Queremos mostrar às indústrias que temos boas condições para receber investimentos, principalmente daquelas grandes consumidoras de gás que utilizam o insumo como matéria-prima ou fonte de calor. Afinal, nos próximos anos, Sergipe será responsável por, aproximadamente, 20% de todo o gás produzido no país”, afirmou ao Valor o governador de Sergipe Fábio Mitidieri. 

O projeto de exploração de águas ultraprofundas de Sergipe (SEAP), conduzido pela Petrobras, receberá investimentos de US$ 2 bilhões. Faz parte do programa de investimentos a construção de um gasoduto de 128 km (sendo 100 km no mar e 28 km em terra) com capacidade para escoar 18 milhões de m3/dia de gás natural dos reservatórios offshore. Inclui ainda a contratação de dois navios-plataforma com capacidade de produção diária de 240 mil barris de petróleo e 18 milhões de m3/dia de gás natural no SEAP.

Além do potencial marítimo, Sergipe também produz em campos terrestres, sendo o Polo Carmópolis o maior campo onshore do Brasil. O gasoduto que está sendo construído terá 25 km de extensão e capacidade de movimentação de 14 milhões de m3 por dia. O Estado conta ainda com o primeiro terminal privado de gás natural liquefeito (GNL) do país.

Programação do evento

8h30 – Welcome Coffee

9h – Mesa de abertura

10h – Painel – empresas empreendedoras em Sergipe: Petrobras, Eneva, Commit Gás, TAG, VLI e Unigel

11h40 – Debate

12h30 – Encerramento do seminário

15h – Rodada de negócios

Deixe um comentário