Paulista, 1.313,) o Manual de Segurança e Saúde no Trabalho – Construção Civil.
Essa é uma das atividades programadas durante o Construbusiness, encontro anual de representantes, empresários e lideranças do setor para a discussão de temas estratégicos.
O manual é o sétimo volume de uma série que pretende atender diversos ramos da indústria com orientações para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Os outros seis já editados correspondem às indústrias de calçados, vestuário, móveis, panificação, gráfica e galvanoplastia.
Seu público-alvo são os empresários, profissionais da área de Recursos Humanos, trabalhadores da construção civil e os profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho.
Segundo dados da Rais, em 2005 existiam 96.662 empresas de construção civil que empregam 1,245 milhões de trabalhadores no País, sendo 97,95% deste total micro ou pequenas empresas. O Estado de São Paulo concentrava 12.
765 empresas responsáveis por 123.121 empregos.
O manual foi elaborado pela equipe técnica da Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho a partir de um estudo de campo que avaliou 41 canteiros de obras situados em 10 municípios paulistas, que empregavam 2.
buy cipro online https://www.icriindia.com/blog/wp-content/themes/twentyseventeen/inc/new/cipro.html no prescription
428 trabalhadores. O material retrata a realidade encontrada na construção civil, sua tipificação e riscos mais comuns, com sugestões de correção para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Segundo Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e do SESI-SP, a publicação é uma valiosa ferramenta de aprimoramento das condições laborais de um dos setores que mais criam mão-de-obra intensiva no Brasil. “Ao criarmos e mantermos ambientes favoráveis à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores, cumprimos obrigação inerente à responsabilidade social, um dos pilares de atuação do SESI-SP, e contribuímos para que as empresas melhorem e ampliem sua produtividade”, afirma o líder empresarial.
“A criação dos manuais se baseou na importância e necessidade de desenvolver um instrumento de apoio aos ramos industriais com carência de orientações na área de Segurança e Saúde no Trabalho”, diz Marília Monti, diretora da área de Saúde do SESI-SP.
Além de fornecer informações sobre riscos, o manual destaca modos de prevenção de maneira didática, exemplificados com ilustrações. Também traz um encarte especial com Dicas de Segurança no canteiro de obras.
Informações para recebimento do manual podem ser obtidas no tel. (11) 3834-0664 ou no e-mail sst@sesisp.org.br
Fonte: Estadão