Edição deste ano homenageou Miguel Jorge, Henrique Meirelles e Jorge Gerdau; e premiou 27 empresas, com destaque para a
Weber Quartzolit
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim) e o Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo (Sinprocim) divulgaram segunda-feira, dia 22 de novembro, o resultado da edição 2010 do PRÊMIO QUALIDADE, em cerimônia na sede da FIESP, em São Paulo, com a presença de mais de 400 pessoas.
Em sua oitava edição, o prêmio deste ano contemplou 22 empresas com o Troféu Vitória e 15 Menções Honrosas, totalizando 37 premiados entre empresas de produtos de cimento, fornecedores de insumos, revendedores e construtores.
O Troféu Vitória foi entregue às empresas que obtiveram a maior votação em cada uma das categorias de produtos avaliados e as menções honrosas às empresas que atingiram a segunda e a terceira colocação em número de votos.
A Weber Quartzolit recebeu o Prêmio Excelência Empresarial por ter se destacado com a maior pontuação nos atributos pesquisados e, com o melhor desempenho global em todos os segmentos.
Três personalidades receberam uma homenagem especial. O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, receberam o Prêmio Personalidade Pública 2010 por suas atuações em prol do setor da construção civil no Governo Lula. E o empresário Jorge Gerdau, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, foi agraciado com o Prêmio Personalidade Empresarial por sua liderança e defesa dos interesses das empresas junto ao governo federal.
Em seu discurso, o presidente do Sinaprocim/Sinprocim, José Carlos de Oliveira Lima, destacou o momento de prosperidade para a indústria da construção civil e os avanços registrados nos últimos anos, a partir das ações conjuntas entre o poder público e a iniciativa privada. Mas, sinalizou para o futuro e apontou os desafios que o setor tem pela frente nas áreas de habitação e infraestrutura.
Entre 2010 e 2022, ano em que será comemorado o bicentenário da independência do Brasil, deverão ser investidos mais de R$ 250 bilhões para a construção de 23 milhões de novas moradias e serão gerados mais de 30 milhões de novos postos de trabalho. “Os recursos do SBPE e o FGTS serão insuficientes para atender a essa demanda e talvez a PEC da Moradia seja uma solução para resolver o problema. Também precisaremos de mão de obra jovem e qualificada para dar conta desse volume de construções”, citou.
Segundo o presidente, os pilares para o desenvolvimento do setor da construção civil serão inovação tecnológica, sustentabilidade, gestão pública e privada e mão de obra qualificada. “Os homenageados dessa noite são exemplos de como construir esse desenvolvimento com ética, empenho e trabalho e eles souberam como transformar oportunidades e desafios em negócios”, disse.
Ao receber o Prêmio Personalidade Pública 2010, o Ministro Miguel Jorge, observou que medidas como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 47 produtos da cesta básica da construção civil e o incentivo às políticas habitacionais do governo federal, como o programa Minha Casa, Minha Vida, foram fundamentais para manter o bom desempenho do setor, que reflete diretamente no mercado de trabalho do país. “É uma grande satisfação receber este prêmio que eu preciso compartilhar com toda a minha equipe do ministério e com os órgãos ligados à cadeia produtiva da construção civil”, disse o ministro.
Laureado com o Prêmio Personalidade Pública 2010, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, lembrou que os números impressionantes da construção civil são resultado da estabilidade da economia brasileira que deve fechar o ano com crescimento de 7,3%. “Estamos comemorando um ano excepcional para a construção civil, resultado de um ano excepcional da economia brasileira. Um momento de gratificação para o setor e para aqueles que participaram intensamente desse processo”. E, finalizou, “cumprimento a todos os premiados. É de pessoas como os senhores e as senhoras que o Brasil precisa para manter o ritmo de crescimento”.
O diretor geral da Weber Quartzolit, Carlos Orlando, destacou o fato de a empresa estar recebendo pela quinta vez o Prêmio Excelência Empresarial, resultado, segundo ele, dos investimentos na qualidade dos produtos e dos serviços prestados. “É com enorme satisfação que estou novamente aqui para receber uma distinção tão valiosa para a Weber Quartzolit. O Prêmio Excelência nos deixa ainda mais felizes porque estamos conseguindo retribuir a confiança que o consumidor e o mercado dedicam à nossa marca”. E, finalizou destacando o trabalho realizado pelo Sinaprocim/Sinprocim pela valorização da construção civil.
Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, vencedor do Prêmio Personalidade Empresarial 2010, também ressaltou a importância do trabalho do Sinaprocim/Sinprocim e, em especial, do seu presidente José Carlos Oliveira Lima, junto ao setor da construção civil.“Com sua equipe tem feito um trabalho extraordinário dentro do construbusiness”, destacou ele, ao completar que a conjugação de esforços tem sido extremamente importante para o setor na busca de inovação tecnológica para o desenvolvimento da construção civil. Para finalizar, ele dividiu com a equipe da Gerdau o prêmio recebido em reconhecimento ao trabalho realizado.
A pesquisa que apontou os premiados foi realizada pelo Ibope com associados, fornecedores, construtores, incorporadores e revendedores, que indicaram quais empresas se destacaram em cinco quesitos básicos: atendimento comercial; informações técnicas e orientações para aplicação; pontualidade na entrega; assistência técnica pré e pós-venda e qualidade certificada de acordo com as Normas Técnicas da ABNT.
O Prêmio Qualidade Sinaprocim/Sinprocim acontece há 14 anos e tem por objetivo reconhecer e divulgar o trabalho e
a dedicação das empresas na melhoria de seus sistemas de qualidade e produtividade.
Vencedores do Prêmio Qualidade 2010 SINAPROCIM/SINPROCIM
Prêmio Excelência Empresarial: Weber Quartzolit
Prêmio Personalidade Pública 2010: Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Prêmio Personalidade Pública 2010: Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central
Prêmio Personalidade Empresarial 2010: Jorge Gerdau, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau
TROFÉU VITÓRIA
ABCP (Categoria: Laboratório de ensaios)
Arcelor-Mittal (Categoria: Aço para protensão, tela eletrossoldada (rolos e placas) e aço vergalhão CA-60 em rolo)
Brasilit – (Categoria: Placas cimentícias)
Camargo Corrêa Cimentos (Categoria: Cimento de Alta Resistência Inicial (ARI) e Cimento Portland)
Camargo Corrêa Construções (Categoria: Construtora)
Cerâmica Faulim (Categoria: Blocos cerâmicos para laje)
Eternit (Categoria: Caixas d’água de fibrocimento e Telhas de fibrocimento)
Eurotop (Categoria: Telhas de concreto natural e/ ou colorida).
Gerdau (Categoria: Armações treliçadas, armações treliçadas para espaçador, aço vergalhão CA-50 em barra e aço vergalhão CA-60 em rolo)
Glasser (Categoria: Blocos de concreto estrutural e peças para pavimentação – tráfego pesado)
Grupo Mediterrânea (Categoria:Lajes treliçadas)
Lajes Imperial (Categoria: Lajes treliçadas)
M3 SP Engenharia (Categoria: Lajes treliçadas, painéis treliçados e placas duplas para contenção)
Menegotti (Categoria: Misturadores e betoneiras)
Oterprem (Categoria: Blocos de concreto estrutural e vedação e peças para pavimentação – tráfego leve)
Pedreiras Basalto (Categoria: Agregados)
Postes Líder (Categoria: Postes de concreto para rede de distribuição de energia elétrica alta tensão).
Protendit (Categoria: Estacas pré-fabricadas, painéis alveolares protendidos de grande porte, sistemas construtivos, sistemas racionalizados e vigas e pilares pré-fabricados)
Tatu Pré-Moldados (Categoria: Blocos de concreto estrutural e aparente/arquitetônico e lajes nervuradas protendidas)
Telhanorte (Categoria: Revenda de materiais de construção)
Votorantim (Cimento Portland e cal hidratada)
Weber Quartzolit (Categoria: Argamassas colantes, argamassas para rejuntamento e argamassas para revestimento)
MENÇÃO HONROSA
Arcelor-Mittal (Categoria: Armações treliçadas, aço vergalhão CA 50 em barra e armações treliçadas para espaçador)
Bloco Pinguim (Categoria: Blocos de concreto de vedação e aparente/arquitetônico)
Gerdau (Categoria: Telas eletrossoldadas – rolos e placas)
Glasser (Categoria: Blocos de concreto de vedação)
Holcim (Categoria: Cimento de Alta Resistência Inicial (ARI), Cimento Portland e Concreto usinado ou dosado em central)
Intercity (Categoria: Peças para pavimentação – tráfego leve e peças para pavimentação – tráfego pesado)
Lajes Imperial (Categoria: Placas duplas para contenção)
M3 SP Engenharia (Categoria: Sistemas construtivos)
Menegotti (Categoria: Formas metálicas para indústria)
Oterprem (Categoria: Blocos de concreto aparente/arquitetônico e peça para pavimentação – tráfego pesado)
Postes Líder (Categoria: Postes de concreto para entrada domiciliar e sistemas racionalizados)
PP Painéis (Categoria: Painéis treliçados)
Tatu Pré-Moldados (Categoria: Blocos de concreto de vedação e painéis alveolares protendidos de grande porte)
Treliças Faulim (Categoria: Armações treliçadas)
Votorantim (Categoria: Argamassas para revestimento)
PRÊMIO QUALIDADE 2010 SINAPROCIM/SINPROCIM
Mais informações: WWW. http://www.sinaprocim.org.br/Premio2010
Fonte: Estadão