Sinduscon-SP realiza amanhã encontro de inclusão social

O Sinduscon-SP realizará amanhã, a partir das 9 horas, simultaneamente nos centros de atividades do Sesi das cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Santo André, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Santos, Sorocaba e Ribeirão Preto, o 4° ConstruSer (Encontro Estadual da Construção Civil em Família). Na capital, o evento acontecerá no Sesi "Mario Amato", à rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Cidade A. E. Carvalho (próximo à estação Artur Alvim do Metrô).

O ConstruSer visa incluir socialmente os trabalhadores da construção civil por meio de atividades lúdicas e socioeducativas que fortaleçam o vínculo familiar e promovam a auto-estima. Neste ano, a ação pretende reforçar a importância da união familiar para a formação de seus membros, a partir do tema "A família que se respeita constrói uma sociedade cidadã e custentável".

O evento deve reunir mais de 40 mil pessoas, que poderão participar de diversas atividades como educação alimentar, oficinas de leitura e matemática, orientações às mães e gestantes, exames médicos e odontológicos, esportes, oficinas de artesanato para geração de renda complementar, oficinas de educação ambiental e outras práticas relacionadas à saúde, educação, cultura, lazer e entretenimento.

De acordo com a vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Maristela Honda, a entidade atua com o compromisso de despertar no trabalhador a importância da família. "Por meio do ConstruSer, contribuímos para a formação pessoal dos trabalhadores da construção e de seus familiares, promovendo a união familiar e consolidando uma base responsável pela formação de um indivíduo íntegro", afirma.

Inclusão de deficientes nos canteiros de obras

O evento contará com algumas novidades na capital paulista. Será realizado um trabalho de sensibilização, conduzido pela Nova.e Projetos Educacionais, em parceria com a Projeta Ação Urbana e a Fábrica Verde. De olhos vendados, os participantes sentirão aromas e sabores e produzirão tijolos, reproduzindo uma experiência bem sucedida de inclusão de cegos na construção civil, realizada na Costa do Marfim.

"A ideia é facilitar a inclusão de pessoas com deficiência na construção civil, tendo como exemplo o que ocorreu na Costa do Marfim, onde diversos trabalhadores com deficiência visual foram inseridos nos canteiros de obras", explica Maristela Honda.

Ainda em São Paulo, o Seconci e a Sucen realizarão oficinas de prevenção de dengue e da leptospirose, esta em função das enchentes, bem como testes para detecção de hepatite C. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida fará uma atividade para exercitar o equilíbrio, com o objetivo de prevenir quedas.

Organizado pelas Vice-Presidências de Responsabilidade Social e de Capital-Trabalho do SindusCon-SP, o ConstruSer integra o programa do sindicato voltado à melhoria permanente da qualidade de vida dos trabalhadores de suas empresas associadas. Isso inclui a Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e o PSS (Programa SindusCon-SP de Segurança do Trabalho).

Em 2011, o evento contará com o patrocínio estadual de Aços Gerdau, Brasil Insurance, CVC, Central de Seguros do SindusCon-SP e Status Seguros. Além dos apoios das entidades já mencionadas, contará com o apoio de: Ministério do Trabalho e Emprego, Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Construção da Capital), Feticom (Federação dos Trabalhadores do Estado), Federação Solidária/CUT, Força Sindical, Fundacentro, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Secovi-SP (sindicato de incorporação de imóveis), Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Associação de Diabetes Juvenil, Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho), Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

ConstruSer 2010 – A última edição do ConstruSer reuniu mais de 33 mil pessoas em todo o estado, totalizando cerca de 326.000 atendimentos das atividades oferecidas, superando em 42,31% os atendimentos realizados em 2009. Só na Capital paulista, 8470 trabalhadores da construção civil aproveitaram a extensa programação que envolveu diversas atividades de lazer, saúde, esporte e educação.

Serviço
4º ConstruSer – São Paulo (capital)
Data: 26 de março de 2011
Horário: a partir de 9 horas
Local: CAT Sesi A. E. Carvalho – Rua Deodato Saraiva da Silva, 110.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário