Software BIM aumenta integração nas obras com pré-fabricados

Software BIM aumenta integração nas obras com pré-fabricados

Compartilhe esse conteúdo

A Proaço, empresa referência no mercado de pré-fabricados no sul do Brasil, tem vivenciado no dia a dia os benefícios de utilizar o software BIM Tekla Structures para engenharia de Estruturas da Trimble, companhia global de tecnologia para posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados. Usuários da tecnologia desde 2014, com o Tekla os profissionais da empresa são capazes de criar uma representação tridimensional e digital das características físicas e funcionais de uma estrutura pré-fabricada. Assim, todos envolvidos do projeto têm acesso em tempo real às informações necessárias no modelo em 3D para execução e gerenciamento da sua produção, facilitando até o carregamento das peças produzidas.

“Depois da implantação do Tekla, conseguimos resolver problemas com o versionamento de arquivos, além de termos mais facilidade para realizar detalhamentos e até identificamos possíveis falhas, fazendo com que evoluíssemos muito”, explicou Rafael Rodrigo de Souza, Engenheiro Civil Calculista da Proaço.

Outra vantagem competitiva da utilização do Tekla Structures é a compreensão mais profunda dos projetos em cada fase, fazendo com que os processos e os profissionais envolvidos se conectem de maneira inteligente, eficaz e assertiva. Na concepção de um pilar, o projetista consegue incluir informações a respeito do volume, área da forma, taxa de aço e altura da estrutura, por exemplo, otimizando o seu trabalho de planejamento e reduzindo a margem de erro durante a sua execução.

“Com o Tekla Structures é possivel criar, combinar, gerenciar e compartilhar informações com eficiência, sendo fundamental para a produtividade e até a sustentabilidade da obra. Além da colaboração em tempo real entre os profissionais envolvidos, a solução também traz transparência e previsibilidade. Isso porque ele promove um fluxo de trabalho simplificado e aperfeiçoa processos como o de levantamento de material, compras de matéria-prima, medições e prevenção de falhas, uma vez que o projeto e a construção ficam na mesma sintonia”, destaca Carlos Costa, diretor Técnico e de Vendas da Trimble no Brasil.


Compartilhe esse conteúdo