Utilizada recentemente em obras no corredor de ônibus Francisco Morato-Rebouças, em São Paulo, e no corredor expresso de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) TransOeste, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, oferece ao mercado solução com o uso das telas soldadas.
A proposta do material é permitir a redução de até 6% nos custos, considerando o investimento global de uma obra de pavimentação, incluindo despesas com manutenção e investimento inicial.
De acordo com a fornecedora, as telas são entregues prontas para uso e proporcionam uma diminuição em até 15% no gasto com produtos de aço. Além disso, promete aumentar a produtividade em até 70% no processo de produção das armaduras.
Em obras de pavimentação, o uso das telas soldadas possibilita a utilização de placas maiores de concreto, reduzindo a quantidade de juntas por quilômetro pela metade em relação ao pavimento de concreto convencional simples. Segundo a Gerdau, por serem produzidas de forma padronizada, as telas garantem qualidade, segurança aos trabalhadores, além de reduzir a emissão de CO2 na fabricação de insumos de concreto e aço.
Fonte: Revista O Empreiteiro