Uma solução tecnológica para gerenciar documentos é um requisito básico em grandes empreendimentos, como a usina Belo Monte, onde existem sítios em diferentes localidades e muitas empresas operando, incluindo projetistas, engenheiros, administrativos, clientes e fornecedores, com sede em variadas localidade do país. A necessidade da solução é iminente para a organização e controle das obras e, também, para manter o empreendimento em conformidade com normas, auditorias e responsabilidade social.
No caso de Belo Monte, a ATS Tecnologia, junto com a Eikon (desenvolvedora da solução), fez a implantação dessa solução na usina. Hoje, todo o processo de documentação é feito de maneira digital e automatizada por meio do Eikon Documents, um sistema de gerenciamento de documentação que atua integrado aos demais sistemas da hidrelétrica. “Hoje, não se pode pensar em realizar um projeto de engenharia sem um software de controle da documentação”, explica Alexandre Fonseca, sócio-diretor da ATS Tecnologia.
Os projetos desenvolvidos pelo consórcio projetista, liderado por empresa situada em Curitiba, são emitidos para o consórcio construtor em Altamira – tudo feito através do sistema. Ao longo do processo, engenheiros e outros profissionais avaliam, comentam e aprovam os documentos. Após passar pela aprovação do corporativo, o projeto é liberado para construção.
Em apenas um ano de empreendimento, mais de 2 mil emissões já foram realizadas pelo sistema. “Como eu trabalho o dia inteiro no sistema, ele facilita minha vida! O trâmite do documento é rápido e o sistema também é muito veloz. O fluxo de trabalho torna-se simples e fácil”, afirma Cintia Lino, coordenadora do Arquivo Técnico do consórcio construtor de Belo Monte.
Fonte: Revista O Empreiteiro