O Museu do Amanhã, um arrojado projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inaugurado no final do ano passado às margens da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), teve a participação da MC Bauchemie no seu desenvolvimento, com o objetivo de levar mais desempenho à edificação.
Por exemplo, a MC apresentou a solução de impermeabilização para grande parte da estrutura enterrada do museu. “Foi utilizado o Xypex Admix, um sistema de impermeabilização por cristalização, que é adicionado no momento da mistura do concreto, trazendo benefícios como economia com mão de obra e proteção contra ataques químicos e que, por se tornar parte integrante do concreto, não pode ser removido”, explica José Roberto Saleme Jr, gerente-executivo da empresa para Infraestrutura e Indústria no Brasil.
Foi aplicado também no museu o MC-DUR 2496 CTP, sistema da MC a base de poliuretano modificado, na proteção e impermeabilização dos bancos em concreto pré-moldado que circundam o espelho d´água.
“Buscamos oferecer sistemas que atendessem às diversas necessidades técnicas e estéticas do projeto. Esta solução foi utilizada, porque além de impermeabilizar e garantir a proteção contra a ação de cloretos, tem um ótimo acabamento estético”, conta José Roberto.
Fonte: Revista O Empreiteiro