A tecnologia BIM (Building Informati on Modeling) já vem sendo amplamente aplicada nodesenvolvimento de construções verti cais, comoedificações industriais, comerciais e residenciais.
Já nas chamadas construções horizontais, comoestradas, pontes e utilities, a solução se apresentamais complexa pelas condições da superfí ciede execução e as necessidades extremas em geralapresentadas em iniciati vas de infraestrutura.
No entanto, a tecnologia de projeto e construçãovirtual podem também benefi ciar este últi mo segmento.
A Sundt Construction, de Tempe, no Arizona,é uma das líderes nos Estados Unidos no uso datecnologia BIM para construções verti cais. Há umpouco mais de um ano, a empresa tem trabalhadopara transferir o conhecimento deles em BIM paraprojetos de infraesturtura horizontais.
Os princípios, os métodos, os soft wares e hardwaresenvolvidos para construções verti cal e horizontalsão similares. Mas para evitar confusão, aSundt usa BIM quando se refere à construção vertical e VDC – virtual design and constructi on (projetoe construção virtual) para criações voltadas àconstrução horizontal.
Alguns aspectos diferenciam uma tecnologiada outra. O VDC, por exemplo, incorpora o “escaneamento”3D do site em um projeto preliminar para obter medidas diretas no programa. Isso permiteavaliar as condições locais e os métodos deconstrução.