Tecnologia de sondagem oferece mais segurança a projetos

A tecnologia de televisamento 360º das paredes de furos de sondagem tem sido usada com frequência em grandes obras no País. O sistema consiste em investigar a rocha através das imagens obtidas das paredes de furos de sondagens.

O geólogo Ruy Thales Baillot explica que o uso do método permite que “os cuidados com a segurança dos projetos sejam redobrados, principalmente os associados às condições do solo, fundamentais para a solidez das obras”.

Fundador da Alphageos Tecnologia Aplicada em 1985, empresa que introduziu essa tecnologia no Brasil, explica que o sistema apresenta um raio X nítido e permite uma análise precisa de todas as características dos maciços rochosos, desde a sua composição mineralógica e textura até seus graus de alteração, incidência de vazios e fissuras, desde as milimétricas até as métricas.

O televisamento é totalmente computadorizado e sua operação exige o desenvolvimento de softwares específicos e gravação digital. A obtenção das imagens é realizada com uma câmera com iluminação LED, acoplada a cabo de perfilagem convencional de sondagem. A câmera registra as imagens das paredes com abrangência de 360º, gravando imagens coloridas de cada “pedaço” das paredes perfuradas e enviando informações detalhadas em tempo real para análise.

A empresa avalia que uma boa campanha de investigação de maciços, que garanta maior produtividade, é a combinação do televisamento 360º com a sondagem, ensejando todas as oportunidades possíveis para a testemunhagem do maciço rochoso, sempre que esta seja necessária, e sem perdas de amostras no processo.

Deixe um comentário