A promessa é do governo do Rio de Janeiro: o arco metropolitano rodoviário, que deverá ligar o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, começará a ser entregue, finalmente, em julho de 2013. A parte final ficará pronta em dezembro do mesmo ano. Hoje, a informação que se tem é de que 50% do empreendimento já estão concluídos.
As dificuldades encontradas durante a sua execução (iniciada em 2008) foram muitas, segundo o governo: mais de 70 km do arco estão de terreno virgem; foram encontrados ao longo do seu traçado pelo menos 22 sítios arqueológicos (alguns com mais de 6 mil anos); e foi identificada na região uma espécie de perereca em extinção. O ritmo de execução dos trabalhos também sofreu reduções em função de desapropriações judiciais e devido às chuvas fora de época, que se estenderam além do normal.
O objetivo dessa obra é promover o crescimento econômico e social fluminense e desafogar o tráfego da região metropolitana, principalmente na Baixada, Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói. O arco terá 145 km e passará por municípios como Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri e Seropédica.
No final do ano passado, o governo do Estado do Rio de Janeiro chegou a anunciar a obtenção de recursos no valor de US$ 520 milhões, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), para concluir as obras do arco metropolitano e promover a pavimentação e recuperação de estradas no interior e na Baixada Fluminense.
Fonte: Padrão