José Carlos Videira
O condomínio vai oferecer módulos para abrigar até 32 empresas, com área mínima de 2,9 mil m². O TRX Guarulhos terá pé-direito de 12 m, piso nivelado a laser, com capacidade de 6 t por m², docas elevadas e cobertura metálica com isolamento termoacústico. Itens como sprinklers e gerador de energia com sistema no-break para sustentar 100% da carga elétrica do condomínio são alguns dos diferenciais, informa o Grupo TRX.
A cargo da Terpav, os serviços de terraplenagem foram totalmente concluídos. Em andamento, os trabalhos de drenagem do terreno, também conduzidos pela Terpav, e os de fundações, realizados pela Cortesia e pela Engestrauss. As obras civis do condomínio logístico ficarão sob a responsabilidade da construtora Norpal, e o gerenciamento de todos os trabalhos de construção do empreendimento estão sendo realizados pela equipe interna de engenharia da TRX.
O projeto arquitetônico, assinado pela MV Escritório de Projetos, prevê a construção de três grandes galpões. O maior deles, com área total de 59,69 mil m², será utilizado para a realização de operações de cross-docking, informa a TRX. Os outros dois terão áreas de 21,42 mil m² e de 11,97 mil m².
De acordo com o diretor de Real Estate na TRX, Roni Katalan, o condomínio será um dos maiores empreendimentos triple A na região de Guarulhos. “Falta espaço na região, e existe uma alta demanda por empreendimentos com infraestrutura moderna, segura e com a possibilidade de custos compartilhados entre as empresas usuárias”, afirma.
Para o executivo, a localização do empreendimento deverá atrair empresas do setor logístico. “O TRX Guarulhos ficará próximo ao novo trevo de Bonsucesso, com acesso aos dois sentidos da Via Dutra; antes do pedágio e próximo às rodovias Fernão Dias e Ayrton Senna”, destaca. Segundo Katalan, o condomínio da TRX permitirá ainda grande capilaridade de distribuição para segmentos, como varejo, autopeças, healthcare, alimentos e bebidas.
Mercado
Os números do mercado de condomínios industriais e logísticos mostram leve aquecimento, apesar do cenário econômico desfavorável. Segundo a consultoria imobiliária CBRE Brasil, as empresas buscam realocação para empreendimentos mais modernos e de qualidade superior. Com isso, querem buscar melhoria da eficiência e reduzir custos de ocupação.
A 30 km do centro da capital paulista, o empreendimento da TRX, no município de Guarulhos, está na faixa de localização preferida pelo mercado. De acordo com o diretor da CBRE, Fernando Terra, no País, mais da metade do mercado busca condomínios logísticos que fiquem distantes até 30 km das capitais.
Segundo estudo da CBRE Brasil, a inauguração de novos espaços no primeiro trimestre adicionou mais 214,6 mil m². Desse total entregue, 58% foram considerados de classe A ou qualidade superior. As cidades de Guarulhos e de Campinas responderam por 93% do novo estoque inaugurado, sendo que Guarulhos, sozinha, atraiu mais da metade do novo estoque.
Ficha Técnica – TRX Guarulhos (SP)
– Propriedade da obra: TRX Incorporadora
– Valor do contrato: R$ 210 milhões
– Localização: Guarulhos (SP)
– Área do terreno: 291,5 mil m²
– Área construída: 95,3 mil m²
– Início da obra: Julho de 2015
– Conclusão da obra: Junho de 2016
– Construção: Construtora Norpal
– Gerenciamento: Engenharia da TRX
– Empresa responsável pelo projeto de arquitetura: MV Escritório
de Projetos
– Projeto de engenharia: TRX
– Projeto estrutural: Vendramini Engenharia
– Projeto de instalações hidráulicas
e elétricas: Hidrelec Engenharia
– Fornecimento de concreto: Concreserv Concreto
– Estrutura pré-fabricada: SB Engenharia
– Piso de concreto: Fernandes Engenharia
– Cobertura e fechamento: Dânica Zipco Sistemas Construtivos
– Serviços de terraplenagem: Terpav Terraplenagem
– Serviços de fundações: Cortesia e Engestrauss
Fonte: Revista O Empreiteiro