Construtora paranaense conquistou o Reconhecimento de SSQVMA (Segurança, Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente) pelos serviços prestados na construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) Compromisso com qualidade, transparência, pontualidade, soluções construtivas, segurança e saúde do trabalho: aspectos essenciais da filosofia operacional adotada pelo Grupo A.Yoshii para garantir o sucesso na execução de grandes projetos industriais em diferentes setores da economia. Com investimentos constantes em SSMA e aplicação de medidas preventivas, a A.Yoshii se orgulha de ser uma companhia com performance de acidente zero, reforçada pela conscientização dos colaboradores, respeito às normas e uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI).
A construtora busca a excelência quanto aos índices de saúde e segurança do trabalho por meio de campanhas, palestras, cursos, treinamentos, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), DDS (diálogo diário de segurança), Ordens de Serviço, análise de risco, programas e procedimentos escritos, projetos de proteção coletiva, meio de comunicação visual e uso de aplicativos para gerenciar as estatísticas de segurança.
Uma das obras que corrobora a constante valorização da saúde e bem-estar dos colaboradores da A.Yoshii é a nova fábrica da Suzano. A construtora foi responsável pela execução civil das três plantas químicas do contrato entre as empresas Nouryon e Suzano. A área construída pela A.Yoshii contempla em torno de 26,9 mil m², envolveu 440 colaboradores diretos e indiretos e teve duração de 15 meses. “Um dos maiores desafios do projeto foi a logística de mão de obra. Os colaboradores se deslocaram das regiões Sul (Paraná), Sudeste (São Paulo) e Nordeste e se hospedaram na cidade em alojamentos exclusivos da construtora.
O deslocamento dos alojamentos até a obra era realizado em ônibus locados exclusivamente para este contrato. A localização da obra exigiu um acompanhamento ainda mais preciso e cuidadoso, realizado por uma equipe multidisciplinar que chegou a ter um total de 19 engenheiros civis nas disciplinas de coordenação, produção, qualidade, planejamento e segurança do trabalho, no qual monitoravam semanalmente a estratégia de execução”, relata Emerson Nantes, gerente de obras da A.Yoshii.
ACIDENTE ZERO
Um dos marcos do trabalho da A.Yoshii é a conquista de 1 milhão de horas trabalhadas sem acidente, fruto de uma sinergia e parceria entre as equipes de liderança da A.Yoshii e Nouryon, bem como a sólida aderência dos colaboradores envolvidos no projeto às boas práticas de saúde e segurança.
Tal feito concedeu à construtora o Prêmio de Reconhecimento de SSQVMA (Segurança, Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente), pela Suzano. “Recebemos pela primeira vez o reconhecimento SSQVMA, fruto do trabalho em conjunto das empresas em realizar o monitoramento e acompanhamento diário dos desvios de segurança, constantes treinamentos, ambientação de novos colaboradores através do Programa Padrinho, DDS’s (diálogo de segurança diário), dentre outras iniciativas”, disse Nantes.
Destaca-se ainda a entrega antecipada dos prédios de processo para montagem eletromecânica, não impactando na montagem das estruturas e tanques, e contribuindo para que o cliente realizasse a mobilização antecipada das empresas destas disciplinas. “O projeto foi conduzido com intuito de melhorar os acessos e antecipar o trabalho das empresas de montagem de tanques e eletromecânica, facilitando a logística, melhores condições de trabalho e entrega da obra”, finaliza Emerson Nantes.