Uma introdução à dinâmica das estruturas

Compartilhe esse conteúdo

É uma introdução, conforme está no título, à dinâmica das estruturas para a engenharia civil. Mas, deixando ao lado a modéstia dos autores, os professores Reyoland o M. L. R. F. Brasil, com graduação em engenharia civil pela Universidade Mackenzie, mestrado em engenharia civil pela USP e detentor de outros títulos, e Marcelo Araújo da Silva, com graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestrado em engenharia civil pela USP e também detentor de outros títulos — o livro vai além daquela qualificação inicial: transcende a introdução e prepara o interessado para voos maiores e mais amplas abordagens.

Publicado pela Blucher reúne, em 268 páginas, uma experiência que a bibliografia ajuda a revelar a dimensão e o alcance dos estudos em que ele se baseia. O conteúdo expõe os objetivos da obra: os aspectos conceituais e históricos; os modelos com um ou vários graus de liberdade; os tipos de estruturas de concreto armado e com os componentes metálicos; as análises de vibrações; o efeito do vento sobre as estruturas e outros dados do ponto de vista do projeto, considerando as tipologias e os modelos estruturais adotados.

Quem acaso passa sobre um viaduto ou sobre uma ponte não imagina o quanto de conteúdo de estudos de engenharia e de técnicas de execução está ali consolidado. Nem considera os efeitos do impacto da passagem do tempo “e suas consequências sobre as estruturas”. Mas os resultados desse impacto são importantes, em especial quando a estrutura já adquiriu aquela feição de longevidade visível no esgarçamento do concreto que começa a expor ferragens e fissuras, o que nos remete a uma frase dos autores: “Isso nos tem levado a ignorar uma das mais óbvias sensações do ser humano: a de que o tempo passa e nada permanece como está”.

Da mesma forma, não dá para negligenciar o desconforto dos ocupantes de uma edificação ou passarela, quando ela chega àquele estágio em que suas bases se ressentem da fadiga, fissuração e de outros problemas análogos.

A proposta do livro é levar o interessado a assimilar conceitos básicos e os principais campos de aplicação da dinâmica das estruturas. E a mostrar, também, os efeitos dinâmicos do movimento das pessoas sobre elas. Os autores conseguiram, no entanto, se municiar de elementos que vão constituir respostas esclarecedoras, tanto para o engenheiro que acaso esteja fechado em seu escritório quanto para aquele que está em campo, vendo, in loco, o comportamento das estruturas. Esperemos que, depois dessa “introdução”, Reyolando e Marcelo sigam adiante.

(Nildo Carlos Oliveira)

Fonte: Revista O Empreiteiro


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário